Migalhas de Peso

O impacto econômico do coronavírus aos contribuintes e a postergação do vencimento dos tributos

Em razão da declarada e notória situação de calamidade pública, diversas empresas se viram impossibilitadas de continuar a sua atividade produtiva, em face das medidas que têm sido adotadas para a contenção da propagação da Covid-19

3/4/2020

A situação financeira de várias empresas foi subitamente agravada em decorrência da declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11.03.20, de pandemia do novo coronavírus, Covid-19, e a decretação de estado de calamidade pública pela União Federal por meio do decreto legislativo 6 de 20.03.20, e de diversos Estados, como é o caso de Minas Gerais (decreto estadual 47.891 de 20.03.20), São Paulo (decreto estadual 64.879 de 20.03.20) e Rio de Janeiro (decreto estadual 46.984 de 20.03.20).

Em razão da declarada e notória situação de calamidade pública, diversas empresas se viram impossibilitadas de continuar a sua atividade produtiva, em face das medidas que têm sido adotadas para a contenção da propagação da Covid-19: isolamento social, quarentena, fechamento de estabelecimentos e locais públicos ou acessíveis ao público, tais como comércio em geral, setor de serviços e setores industriais considerados não essenciais. Com a paralisação do ciclo de produção, grandes empresas tiveram o seu fluxo de faturamento interrompido, com o consequente comprometimento da sua capacidade de cumprir as diversas obrigações financeiras e fiscais inerentes à atividade econômica.

Ciente das dificuldades que serão enfrentadas por diversos setores da economia, a União Federal editou a medida provisória 927/20, que prevê, no seu art. 191, o diferimento, pelo período de 03 meses, do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, com abrangência para todos os empregadores.

No âmbito do SIMPLES, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a resolução CGSN 152, de 18.03.202, que prorrogou o prazo para pagamento dos tributos federais pelo período de 06 meses.

Ocorre que, até o momento, nenhuma medida foi adotada pelos Poderes Legislativo e Executivo, federais e estaduais, que preveja a suspensão e a prorrogação dos prazos para pagamento dos créditos tributários correntes devidos pelas empresas que não estão incluídas na sistemática do SIMPLES. Assim como os pequenos, as grandes e médias empresas também estão sofrendo os impactos da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não apenas pela suspensão do funcionamento de seus estabelecimentos, mas também pela suspensão de diversos contratos e seus correspondentes faturamentos, o que afeta diretamente o seu fluxo de caixa.

Atualmente, devido à situação de calamidade pública e à crise de saúde que assola o mundo, as empresas foram forçadas, pelo bem comum, a entrar em inatividade, seguindo orientações dos entes governamentais (Estados e Municípios). Sem o desenvolvimento da atividade produtiva as empresas não detêm, neste momento, capacidade econômica e financeira de arcar com o pagamento das suas obrigações tributárias.

A situação demanda uma atuação positiva do Poder Judiciário, no sentido de dar concretude e efetividade ao princípio da capacidade econômica/contributiva (art. 145, §1º, da CF/88), mediante a concessão de liminares que assegurem a postergação do vencimento das obrigações tributárias, em face da comprovação da atual incapacidade financeira de pagar tributos pelos contribuintes.

As Teorias da Imprevisão e do Fato do Príncipe, aplicáveis aos contratos administrativos, também podem ser invocadas nesse momento, para justificar a postergação do pagamento dos créditos tributários vincendos, haja vista a sobrevinda de fatos novos, imprevisíveis, que impedem os contribuintes de cumprirem as obrigações tributárias correntes. Principalmente, porque as medidas de isolamento e quarentena são impostas pelos próprios órgãos estatais, como meio de preservação da saúde pública e garantia da preservação do bem comum.

O contexto de calamidade ruiu com o equilíbrio na relação entre contribuintes e Estado. E, o fato de a determinação para a paralisação das atividades empresarias ser justificada por motivos de força maior e de ordem pública, não torna razoável que todo o prejuízo decorrente dessa medida seja imposto, exclusivamente, ao setor empresarial, como será, se não forem adotadas medidas de mitigação dos prazos para cumprimento das obrigações tributárias, sopesando-se os interesses público e privado.

O pleito de diversas empresas, de prorrogação, por prazo determinado, do vencimento das suas obrigações correntes é justificado pela preservação do princípio da capacidade contributiva e pelas Teorias da Imprevisão e do Fato do Príncipe, como medida para equalizar e distribuir entre as partes envolvidas os ônus decorrentes da situação extrema e imprevisível ora vivenciada.

Preservar a atividade empresarial e assegurar a solvibilidade das grandes empresas é medida que atende aos interesses de toda a coletividade, uma vez que a postergação do prazo para cumprimento das obrigações tributárias correntes é um meio de preservar os postos de trabalho e o pagamento de salários e compromissos com a cadeia de fornecedores, assegurando que todos os envolvidos no ciclo produtivo não fiquem desamparados.

Zelar pela continuidade da empresa é medida que também dá efetividade à dignidade da pessoa humana, pois permite a preservação do pagamento de salários e dos postos de trabalho, dando concretude e efetividade ao direito social ao trabalho, previsto nos artigos 6º e 7º da CF/88.3

No cotejo entre o interesse fiscal e o dos empregados e fornecedores da empresa, deve prevalecer o segundo, em face da maior vulnerabilidade dos trabalhadores nesse momento de crise. É certo que a postergação do vencimento das obrigações tributárias não inviabiliza a existência do Estado, principalmente por se tratar de situação temporária e reversível.

Diante da pandemia e do estado de calamidade pública, não é razoável ou proporcional que as empresas sejam penalizadas pelo descumprimento da obrigação de arcar com as suas obrigações tributárias, sobretudo porque a mera prorrogação do vencimento dos créditos tributários não ensejará prejuízo definitivo à Administração Pública, já que todo o valor devido será integralmente quitado em data futura.

São fortes as razões que legitimam o pedido de postergação do prazo para cumprimento das obrigações tributárias correntes. Entendemos que o poder geral de cautela atribuído aos Juízos permite o deferimento de liminares nesse sentido, como meio de dar efetividade aos valores máximos assegurados pela Constituição (direito social ao trabalho, preservação da livre iniciativa e garantia do desenvolvimento nacional).

Em casos como o presente, diante da omissão dos poderes executivo e legislativo, é dever do Poder Judiciário assegurar às empresas contribuintes condições mínimas de transpor a grave crise econômica que assola o país, por meio da adoção de medidas que garantam a continuidade das suas atividades após esse terrível período.

_____________________________________________________________________

1 Art. 19. Fica suspensa a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências de março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020, respectivamente.
Parágrafo único. Os empregadores poderão fazer uso da prerrogativa prevista no caput independentemente: I - do número de empregados; II - do regime de tributação; III - da natureza jurídica; IV - do ramo de atividade econômica; e V - da adesão prévia.

2 Art. 1º Em função dos impactos da pandemia do Covid-19, as datas de vencimento dos tributos federais previstos nos incisos I a VI do caput do art. 13 e na alínea "a" do inciso V do §3º do art. 18-A, ambos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, apurados no âmbito do Simples Nacional e devidos pelos sujeitos passivos ficam prorrogadas da seguinte forma:

I - o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;

II - o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020; e

III- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

3 Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: [...] IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; [...] X - proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa; - Destacou-se.

_____________________________________________________________________

*Alessandro Mendes Cardoso é sócio advogado do escritório Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados.






*Anthéia Aquino Melo
é advogada do escritório Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados.

 
 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

JF/SP prorroga pagamento de tributos federais de produtora de filme

31/3/2020
Migalhas Quentes

JT/MG atende sindicato e fixa providências para saúde de trabalhadores em indústrias

31/3/2020
Migalhas Quentes

Sílvio Venosa comenta projeto que altera relações de Direito Privado na pandemia

31/3/2020
Migalhas Quentes

Partido pede que STF adie prazo de filiação partidária em razão da covid-19

31/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP profere mais de 45 mil decisões em 12 dias

31/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz do DF nega pedido de suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos

31/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Justiça de MT garante entrada de empregadas domésticas em edifício

31/3/2020
Migalhas Quentes

STJ realizou mais de 31 mil decisões e despachos em duas semanas de teletrabalho

31/3/2020
Migalhas Quentes

AL: Empresas aéreas devem prestar assistência a passageiros durante pandemia

31/3/2020
Migalhas Quentes

Governo estabelece medidas de enfrentamento do coronavírus em comunidades terapêuticas

31/3/2020
Migalhas Quentes

Santa Casa de Misericórdia de SP precisa de doações, veja como ajudar

31/3/2020
Migalhas Quentes

Magistrada suspende penhora online por crise do coronavírus

31/3/2020
Migalhas Quentes

Com falta de EPIs no Brasil, Guedes diz que Bolsonaro mandou 20 mil máscaras à Itália

31/3/2020
Migalhas Quentes

Marco Aurélio não reconhece mora legislativa nos problemas socioeconômicos por coronavírus

30/3/2020
Migalhas Quentes

Há 102 anos, gripe espanhola paralisou o Brasil

30/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes atende pedido do Congresso e autoriza mudanças na análise de MPs

30/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-23 mantém produtividade mesmo com prazos suspensos e teletrabalho

30/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-10 registra mais de 10 mil atos judiciais em uma semana

30/3/2020
Migalhas Quentes

Apesar de polêmica, MP 927 traz alterações favoráveis, avaliam especialistas

30/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz proíbe realização de carreata no Amazonas pelo fim do isolamento

28/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça proíbe carreata pelo fim do isolamento em Ribeirão Preto/SP

28/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP repassa mais de R$ 3,1 milhões para enfrentamento do coronavírus

28/3/2020
Migalhas Quentes

Prefeitura de Cotia/SP deve devolver respiradores confiscados que não têm certificação da Anvisa

28/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça suspende campanha de Bolsonaro contra isolamento

28/3/2020
Migalhas Quentes

STJ concede HC coletivo a presos do ES que estavam com liberdade condicionada a fiança

28/3/2020
Migalhas Quentes

Devido à crise, ministro permite participação de irmãos Batista em reuniões da J&F, mas sem voto

27/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ: Empresas podem recuperar dinheiro na JT mediante substituição por seguro garantia judicial ou fiança bancária

27/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz suspende trecho de decreto que inclui atividades religiosas no rol das essenciais

27/3/2020
Migalhas Quentes

Advogada tosse em maçaneta de vizinhas para "largarem de ser idiotas”; MP/PR denuncia

27/3/2020
Migalhas Quentes

JT/MG libera R$ 38 mi retidos da Vale para combate ao coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

OAB/SP prorroga pagamento da anuidade 2020 por cinco meses

26/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-5 institui julgamentos por meio de sessões virtuais

26/3/2020
Migalhas Quentes

Kakay defende responsabilização de Bolsonaro por disseminar coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

Comissão Interamericana de DH referenda recomendação do CNJ contra coronavírus nas prisões

26/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado alerta para judicialização por risco aos profissionais de saúde durante a pandemia

26/3/2020
Migalhas Quentes

Confira o funcionamento das instituições arbitrais durante a crise do coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro se vê politicamente isolado; números do Brasil preocupam

26/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes autoriza uso de parcelas de dívidas do MA e PR com a União para combater coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

STF recebe novas ações contra MP 927

26/3/2020
Migalhas Quentes

MPs de Bolsonaro devem ser mantidas até análise do Congresso, decide Marco Aurélio

26/3/2020
Migalhas Quentes

PP pede que prazos de MPs não relacionadas ao coronavírus sejam suspensos

26/3/2020
Migalhas Quentes

Jornal deve excluir foto de enfermeira usada indevidamente em matéria sobre coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ: Documentos para certidão de óbito e nascimento podem ser enviados por e-mail

26/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro inclui atividades religiosas em lista de serviços essenciais

26/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda medidas trabalhistas previstas na MP 927 para enfrentar crise do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

Cármen Lúcia nega aplicação de decreto do DF sobre trabalho remoto a servidores Federais

25/3/2020
Migalhas Quentes

Partidos alegam no STF que MP 927 viola direitos fundamentais dos trabalhadores

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-1: Alfândega deve liberar material utilizado na confecção de máscaras descartáveis

25/3/2020
Migalhas Quentes

Normas sobre transporte intermunicipal durante a pandemia são questionadas no STF

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-18 mantém redução de 50% de trabalhadores de call centers em Goiás

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-4 reduz fianças para prevenir propagação do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/GO divulga produtividade em trabalho remoto: mais de 34 mil atos em uma semana

25/3/2020
Migalhas Quentes

Desembargador concede justiça gratuita a vendedor considerando crise do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

Farmácias de manipulação podem preparar álcool em gel sem limite de volume

25/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP revoga preventiva de mulher acusada de furto de R$ 50

24/3/2020
Migalhas Quentes

CESA requer publicações nos processos eletrônicos nos TJs durante a suspensão de prazos

24/3/2020
Migalhas Quentes

SP: PL reduz em 50% salários de deputados estaduais durante pandemia

24/3/2020
Migalhas Quentes

MP 926/20 não afasta competência de Estados, DF e municípios para saúde pública, assenta Marco Aurélio

24/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro pede ao STF suspensão do prazo de validade de medidas provisórias

24/3/2020
Migalhas Quentes

Assembleia geral de credores do Grupo Odebrecht será em meio virtual por causa do coronavírus

24/3/2020
Migalhas Quentes

Nova MP revoga suspensão de empregos sem salário e suspende prazos sobre acesso à informação

24/3/2020
Migalhas Quentes

Telemedicina: Advogada explica requisitos para correta utilização do método

24/3/2020
Migalhas Quentes

Para advogado, medidas da PGFN em tempos de crise precisam ser mais enfáticas

24/3/2020
Migalhas Quentes

OAB diz que medida de Bolsonaro causa prejuízos severos aos trabalhadores

24/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Lewandowski não concede alvará de soltura coletivo para mães e gestantes

23/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Presidência do TJ/RJ suspende decisão que determinou soltura de idosos presos

23/3/2020
Migalhas Quentes

Pandemia de coronavírus: remédio pior que a doença?

23/3/2020
Migalhas Quentes

Entidades impetram HC coletivo para presos do semiaberto no DF

23/3/2020
Migalhas Quentes

IBDR publica parecer sobre funcionamento de templos religiosos durante quarentena

23/3/2020
Migalhas Quentes

Ministério da Saúde publica portaria sobre telemedicina

23/3/2020
Migalhas Quentes

Marco Aurélio proíbe cortes no programa Bolsa Família durante calamidade pública

23/3/2020
Migalhas Quentes

Especialista explica os impactos da MP 927 nos contratos de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro volta atrás e derruba suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

23/3/2020
Migalhas Quentes

MP 927: Veja repercussão da medida que permite suspensão de contrato de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Toffoli sugere alterações na MP de Bolsonaro que permite suspensão de contratos de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Maia diz que MP de Bolsonaro é “capenga” e cobra revisão do texto

23/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Restaurante em prédio predominantemente residencial deve cessar atendimento

23/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda liberdade religiosa em tempos de covid-19

23/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça de MS concede prisão domiciliar a todos os devedores de alimentos

23/3/2020
Migalhas Quentes

Corregedoria Nacional suspende ou reduz atendimento em cartórios

23/3/2020
Migalhas Quentes

BC autoriza flexibilização de atendimento presencial em bancos devido ao coronavírus

23/3/2020
Migalhas Quentes

MP de Bolsonaro permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

23/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro inclui imprensa em lista de serviços essenciais

22/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes suspende dívida de SP com a União por seis meses

22/3/2020
Migalhas Quentes

TRT – 2 referenda acordo emergencial alterando regras de trabalho no ramo de beleza

20/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: escritório orienta como adotar home office

20/3/2020
Migalhas Quentes

STM suspende atividades presenciais por tempo indeterminado

20/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça do Rio permite cultos religiosos mesmo durante crise de coronavírus

20/3/2020
Migalhas Quentes

Crise do coronavírus: CFM libera a utilização da telemedicina

20/3/2020
Migalhas Quentes

Governo suspende prazos de cobranças de quem deve à União

20/3/2020
Migalhas Quentes

OAB autoriza prorrogação de prazos para pagar anuidade

20/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ suspende prazos processuais no país até 30 de abril

19/3/2020
Migalhas Quentes

Piloto de avião é proibido de visitar filhos por causa do coronavírus

19/3/2020
Migalhas Quentes

OAB pede suspensão de prazos no país e prioridade na expedição de alvarás e precatórios

19/3/2020
Migalhas Quentes

Governo restringe entrada de estrangeiros para enfrentar pandemia do covid-19

19/3/2020
Migalhas Quentes

Senado institui sistema para votação remota durante emergência sanitária

19/3/2020
Migalhas Quentes

Para juiz da BA, crise do coronavírus não pode trazer libertação de presos por crime violento

19/3/2020
Migalhas Quentes

Anamatra classifica de "precipitada" proposta de redução de salários

19/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro edita MP com regras sobre reembolso de passagens aéreas

19/3/2020
Migalhas Quentes

TST suspende sessões presenciais e prazos até 31 de março

19/3/2020
Migalhas Quentes

Câmara aprova estado de calamidade pública; decreto segue para o Senado

19/3/2020
Migalhas Quentes

STJ: Publicada resolução de medidas contra coronavírus

19/3/2020
Migalhas Quentes

STJ cancela sessões e suspende prazos até 17 de abril

19/3/2020
Migalhas Quentes

Davi Alcolumbre testa positivo para coronavírus

18/3/2020
Migalhas Quentes

TRT/RS suspende prazos processuais de 17 a 27 de março

18/3/2020
Migalhas Quentes

Advogados poderão escolher sustentação por vídeo em sessões presenciais do STF

18/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Sessões ordinárias do STF serão realizadas a cada 15 dias

18/3/2020
Migalhas Quentes

Agência deve remarcar passagens de idosos a Lisboa sem custo adicional

18/3/2020
Migalhas Quentes

Pandemia de coronavírus origina diversas ações no STF

18/3/2020
Migalhas Quentes

Governo autoriza força policial contra quem descumprir medidas contra coronavírus e prevê crime

18/3/2020
Migalhas Quentes

Casal de idosos poderá remarcar passagens aéreas sem custo adicional

18/3/2020
Migalhas Quentes

Por covid-19, ministro do STJ substitui prisão de ex-secretário do governo Temer por cautelares

18/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Câmara institui sistema para que projetos sejam votados remotamente

18/3/2020
Migalhas Quentes

Empresário que escapou de quarentena e levou covid-19 para sul da BA será processado

17/3/2020
Migalhas Quentes

OAB/DF consegue liminar para suspender sessões do Carf

17/3/2020
Migalhas Quentes

Base da Lava Jato, PF de Curitiba suspende atendimento presencial

17/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP: Preso por dívida alimentar consegue HC em razão do coronavírus

17/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-14 institui trabalho remoto aos servidores pelo prazo de 15 dias

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: CNJ recomenda reduzir fluxo de ingresso no sistema prisional e socioeducativo

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Advogado explica efeitos do afastamento de empregados em remuneração e férias

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus preocupa empresas; advogado esclarece questões trabalhistas

17/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça do Rio suspende semiliberdade a menores infratores por 15 dias

17/3/2020
Migalhas Quentes

2ª fase do XXXI Exame de Ordem é adiada para 31 de maio

17/3/2020
Migalhas Quentes

Governo Federal institui comitê para monitorar impactos da Covid-19

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: STF mantém sessões presenciais

17/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP: Provimento estabelece sistema especial de trabalho para reduzir fluxo de pessoas

16/3/2020
Migalhas Quentes

Fake news: STF não suspendeu atividades jurisdicionais no país

13/3/2020
Migalhas Quentes

ANS: Planos de saúde devem disponibilizar exames para detectar coronavírus

13/3/2020
Migalhas Quentes

Resultado do sorteio 8 de máscaras de proteção cirúrgica

13/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-2: Atendimento presencial deve ter distância de um metro entre as partes

12/3/2020
Migalhas Quentes

TSE: Rosa Weber fixa medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

STF estabelece medidas de prevenção ao coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/MT fixa home office para servidores e juízes para combater contágio do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Tribunais dos EUA suspendem atividades por conta do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP dá licença compulsória para quem esteve em regiões epidêmicas de coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Servidores do STJ que retornaram de viagem devem fazer teletrabalho

12/3/2020
Migalhas Quentes

Questões trabalhistas ligadas ao coronavírus são esclarecidas por advogado

12/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda relação comercial Brasil/China e diz que crise do coronavírus impactara todas as áreas do Direito

12/3/2020
Migalhas Quentes

Ministério da Saúde regulamenta medidas de enfrentamento do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Crise do coronavírus: advogado aborda implicações jurídicas

11/3/2020
Migalhas Quentes

Cia aérea deve remarcar viagem de idosos aos EUA em razão do coronavírus

11/3/2020
Migalhas de Peso

Novo coronavírus como doença do trabalho

11/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Juíza determina remarcação de passagem para Itália sem custo

10/3/2020
Migalhas Quentes

Juíza ordena isolamento domiciliar a advogado que se recusou a fazer teste de coronavírus

10/3/2020
Migalhas de Peso

Coronavírus e os contratos civis e empresariais – Teoria da imprevisão?

3/3/2020
Migalhas Quentes

MPF e CNMP elaboram nota técnica para atuação do parquet na crise do coronavírus

27/2/2020
Migalhas Quentes

Saúde Pública: Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil

26/2/2020
Migalhas de Peso

Emergência em saúde pública: O novo Coronavírus (2019nCoV)

10/2/2020
Migalhas Quentes

Governo sanciona lei com medidas para enfrentar coronavírus

7/2/2020
Migalhas Quentes

Febre amarela, hanseníase e zika vírus: epidemias no Brasil já motivaram discussões no Judiciário

4/2/2020
Migalhas Quentes

Especialista aborda onda de fake news relacionadas a surto do novo coronavírus

3/2/2020
Migalhas de Peso

Coronavírus e os planos de saúde no Brasil

3/2/2020

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024