Migalhas de Peso

O equilíbrio contratual em tempos de Covid-19

Em tempos de pandemia global causada pelo alastramento do Covid-19 e dos efeitos econômicos negativos dali resultantes, o rompimento do equilíbrio econômico contratual é matéria relevante a sociedade fundada nos “valores sociais do trabalho e da livre iniciativa”

1/4/2020

Em se tratando da matéria de contratos privados1 a regra geral é a de imutabilidade do quanto pactuado entres as partes contratantes (pacta sunt servanda). Dito de outra forma: cumpra-se nos exatos termos em que acordado!

Tal regra, ancorada no princípio da autonomia da vontade, já era observada quando da vigência do Código Civil de 1916 e seguiu com o Codex de 2002 (CC/02), só que nesta última ocasião de maneira mais branda ante a inclusão - do que a doutrina civilista denominou - dos princípios sociais2 dos contratos, quais sejam: o da função social, o da boa-fé [objetiva] e o do equilíbrio econômico.

Em tempos de pandemia global [emergência de saúde pública de importância internacional]3 causada pelo alastramento do Covid-19 e dos efeitos econômicos negativos dali resultantes, o rompimento do equilíbrio econômico contratual é matéria relevante a sociedade fundada nos “valores sociais do trabalho e da livre iniciativa4.

É que o desequilíbrio entre a prestação e contraprestação ocorrido ou passível de ser experimentado no curso da execução contratual5 tem o condão de gerar um ônus excessivo superveniente a ser suportado por uma das partes [credor ou devedor], o que arreda a ideia inicial do “ganha-ganha” quando da pactuação do ajuste, até porque ninguém contrata almejando um prejuízo futuro.

Para tais casos o CC/02 resguarda a possibilidade [vide arts. 478 a 480 de sua Seção IV - Da Resolução por Onerosidade Excessiva], pela via judicial, da resolução do contrato ou a sua modificação/correção de forma equitativa para fins de viabilizar o adimplemento esperado quando da pactuação do ajuste.

Nessa mesma senda está o art. 317 do CC/02, o qual faculta a intervenção judicial na negociata quando “sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução”.

Ocorre que para tanto, é dizer, para a revisão/relativização judicial6 do contrato visando a mantença do equilíbrio entre as partes, a lei exige a presença de alguns requisitos ínsitos à espécie, dentre os quais pinçamos a existência de “acontecimentos extraordinários e imprevisíveis” [arts. 317 e 478 do CC/02].

Sobre a conceituação desse requisito em específico leciona Lúcia Ancona Lopes de Magalhães Dias que – verbis:

Extraordinário é o fato externo ao contrato e não imputável à conduta da parte que invoca a onerosidade excessiva. É o fato anormal que produz um sobressalto no curso habitual das coisas. Por seu turno, define-se como imprevisível todo aquele acontecimento incogitável pelas partes no momento da celebração do negócio, uma vez que, se dele tivessem condições de prever, não teriam celebrado o negócio ou o teriam celebrado de forma diversa7.

Forte nessa definição, quer nos parecer, a priori, que a situação pandêmica atual se amolda a alguma das hipóteses acima descritas, quiçá em ambas.

Entretanto, há respeitável posicionamento dissonante fundado na ocorrência, em um passado recente, de outras crises sanitárias de alcance global [e.g. H1N1, Sars, Mers, Gripe Suína, Ebola, etc.] que, inclusive, contaram com taxas de mortalidade bem maiores que a presente.

Assim sendo, os defensores dessa vertente afirmam, em suma, que a crise atualmente vivenciada era [ou deveria ser] previsível e que, portanto, estava [ou deveria estar] embutida no risco8 que cada parte assumiu quando da pactuação do contrato, razão pela qual os efeitos [negativos] supervenientes dali exsurgidos devem ser suportados pelos contratantes, excluindo-se, inclusive, o reconhecimento de caso fortuito ou de força maior9 na espécie.

Não muito longe dessa maneira de pensar está o corrente posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no tocante aos contratos agrícolas que dispõe que “o risco é inerente ao negócio, de forma que eventos como seca, pragas, ou estiagem, dentre outros, não são considerados fatores imprevisíveis ou extraordinários que autorizem a adoção da teoria da imprevisão10.

Outro exemplo jurisprudencial de presunção do risco contratual que refoge ao senso comum são os roubos ocorridos no interior das agências bancárias que, na visão do STJ, “são eventos previsíveis, não caracterizando hipótese de força maior11.

Ainda que as hipóteses exemplificativas acima demonstradas possam não guardar similitude estrita com as inúmeras situações econômicas derivadas do alastramento do Covid-19 que, por certo, abarrotarão o Poder Judiciário, elas nos chamam a atenção para o fato de que a alegação de ocorrência de circunstância excepcional, para fins de revisão/relativização do contrato, deve ser analisada no caso concreto, mediante as peculiaridades envoltas a cada caso a ser apreciado pela jurisdição.

Resumo da ópera: em tempos de anormalidade não há uma fórmula exata a ser aplicada aos possíveis pleitos revisionais de contratos fundados no primado do equilíbrio contratual. Para muitos contratos o cenário de pandemia poderá se consubstanciar em situação atípica que macula a sinalagma do ajuste. Já para outros, onde tal risco era [ou deveria ser] previsto e que, inclusive, serviu para a formulação do preço12 do negócio, não parece ser o caso de revisão.

Qualquer que seja o entendimento a ser adotado em um futuro próximo pelos tribunais pátrios acerca da matéria em análise, certo é que ele deve perpassar pelos demais princípios sociais [boa-fé objetiva e função social do contrato] que informam todo e qualquer contrato, mirando, alfim, a garantia da justiça contratual no caso concreto sem desvencilhar do primado da segurança jurídica.

_____________________________________________________________________

1 A presente análise excluí os contratos oriundos da relação de consumo, atendo-se exclusivamente as relações contratuais regidas pela legislação civil (contratos típicos e atípicos) onde as partes, via de regra, estão em posições equânimes, a exemplo dos contratos empresariais.

2 Vide arts. 421 e seguintes do CC/02.

3 Vide lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

4 Vide inciso IV do art. 1º da CF/88.

5 A hipótese ora tratada se refere aos contratos firmados antes da atual crise, onde, até então, era inimaginável a atual situação de pandemia global, superveniência esta que pode dar azo a aplicação da teoria da imprevisão ou teoria da onerosidade excessiva – cláusula rebus sic stantibus.

6[...] A intervenção do Poder Judiciário nos contratos, à luz da teoria da imprevisão ou da teoria da onerosidade excessiva, exige a demonstração de mudanças supervenientes das circunstâncias iniciais vigentes à época da realização do negócio, oriundas de evento imprevisível (teoria da imprevisão) e de evento imprevisível e extraordinário (teoria da onerosidade excessiva), que comprometam o valor da prestação, demandando tutela jurisdicional específica, tendo em vista, em especial, o disposto nos arts. 317, 478 e 479 do CC." (STJ. REsp 1.321.614/SP, Rel. originário Min. Paulo de Tarso Sanseverino, Rel. para acórdão Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, julgado em 16.12.14, DJe 03.03.15).

7 MAGALHÃES DIAS. Contratos empresariais: fundamentos e princípios dos contratos empresariais / Wanderley Fernandes, coordenador. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012 – Série GVlaw, p. 406.

8 Lembrando que o contrato é, por natureza, um instrumento de alocação de riscos. Sobre o tema [alocação de riscos contratuais] há interessantes definições doutrinárias no trabalho do TCU intitulado “Uma análise da alocação de riscos nos contratos para prestação de serviços públicos: O caso do transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus”. Disponível clicando aqui. Acessado em 27 de mar. de 2020.

9 O que afastaria também uma possível aplicação do art. 393 do CC/02.

10 STJ. AgRg no AREsp 834.637/DF, Rel. Ministro MARCO AURÉLIO BELLIZZE, TERCEIRA TURMA, julgado em 10/05/2016, DJe 17/05/2016.

11 STJ. REsp 1.183.121/SC, Rel. min. Luis Felipe Salomão, julgado em 24.02.15, DJe 07.04.15.

12 “O principal mecanismo de alocação de riscos em contratos empresariais é o próprio preço”. [VARALLA MENDES, Maria Cristina. Notas sobre alocação de riscos e garantias contratuais. In Contratos empresariais: fundamentos e princípios dos contratos empresariais / Wanderley Fernandes, coordenador. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012 – Série GVlaw, p. 457].

_____________________________________________________________________

*Ademar José P. da Silva é advogado e sócio do escritório de advocacia Cyrineu & Silva Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

JF/SP prorroga pagamento de tributos federais de produtora de filme

31/3/2020
Migalhas Quentes

JT/MG atende sindicato e fixa providências para saúde de trabalhadores em indústrias

31/3/2020
Migalhas Quentes

Sílvio Venosa comenta projeto que altera relações de Direito Privado na pandemia

31/3/2020
Migalhas Quentes

Partido pede que STF adie prazo de filiação partidária em razão da covid-19

31/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP profere mais de 45 mil decisões em 12 dias

31/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz do DF nega pedido de suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos

31/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Justiça de MT garante entrada de empregadas domésticas em edifício

31/3/2020
Migalhas Quentes

STJ realizou mais de 31 mil decisões e despachos em duas semanas de teletrabalho

31/3/2020
Migalhas Quentes

AL: Empresas aéreas devem prestar assistência a passageiros durante pandemia

31/3/2020
Migalhas Quentes

Governo estabelece medidas de enfrentamento do coronavírus em comunidades terapêuticas

31/3/2020
Migalhas Quentes

Santa Casa de Misericórdia de SP precisa de doações, veja como ajudar

31/3/2020
Migalhas Quentes

Magistrada suspende penhora online por crise do coronavírus

31/3/2020
Migalhas Quentes

Com falta de EPIs no Brasil, Guedes diz que Bolsonaro mandou 20 mil máscaras à Itália

31/3/2020
Migalhas Quentes

Marco Aurélio não reconhece mora legislativa nos problemas socioeconômicos por coronavírus

30/3/2020
Migalhas Quentes

Há 102 anos, gripe espanhola paralisou o Brasil

30/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes atende pedido do Congresso e autoriza mudanças na análise de MPs

30/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-23 mantém produtividade mesmo com prazos suspensos e teletrabalho

30/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-10 registra mais de 10 mil atos judiciais em uma semana

30/3/2020
Migalhas Quentes

Apesar de polêmica, MP 927 traz alterações favoráveis, avaliam especialistas

30/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz proíbe realização de carreata no Amazonas pelo fim do isolamento

28/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça proíbe carreata pelo fim do isolamento em Ribeirão Preto/SP

28/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP repassa mais de R$ 3,1 milhões para enfrentamento do coronavírus

28/3/2020
Migalhas Quentes

Prefeitura de Cotia/SP deve devolver respiradores confiscados que não têm certificação da Anvisa

28/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça suspende campanha de Bolsonaro contra isolamento

28/3/2020
Migalhas Quentes

STJ concede HC coletivo a presos do ES que estavam com liberdade condicionada a fiança

28/3/2020
Migalhas Quentes

Devido à crise, ministro permite participação de irmãos Batista em reuniões da J&F, mas sem voto

27/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ: Empresas podem recuperar dinheiro na JT mediante substituição por seguro garantia judicial ou fiança bancária

27/3/2020
Migalhas Quentes

Juiz suspende trecho de decreto que inclui atividades religiosas no rol das essenciais

27/3/2020
Migalhas Quentes

Advogada tosse em maçaneta de vizinhas para "largarem de ser idiotas”; MP/PR denuncia

27/3/2020
Migalhas Quentes

JT/MG libera R$ 38 mi retidos da Vale para combate ao coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

OAB/SP prorroga pagamento da anuidade 2020 por cinco meses

26/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-5 institui julgamentos por meio de sessões virtuais

26/3/2020
Migalhas Quentes

Kakay defende responsabilização de Bolsonaro por disseminar coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

Comissão Interamericana de DH referenda recomendação do CNJ contra coronavírus nas prisões

26/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado alerta para judicialização por risco aos profissionais de saúde durante a pandemia

26/3/2020
Migalhas Quentes

Confira o funcionamento das instituições arbitrais durante a crise do coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro se vê politicamente isolado; números do Brasil preocupam

26/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes autoriza uso de parcelas de dívidas do MA e PR com a União para combater coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

STF recebe novas ações contra MP 927

26/3/2020
Migalhas Quentes

MPs de Bolsonaro devem ser mantidas até análise do Congresso, decide Marco Aurélio

26/3/2020
Migalhas Quentes

PP pede que prazos de MPs não relacionadas ao coronavírus sejam suspensos

26/3/2020
Migalhas Quentes

Jornal deve excluir foto de enfermeira usada indevidamente em matéria sobre coronavírus

26/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ: Documentos para certidão de óbito e nascimento podem ser enviados por e-mail

26/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro inclui atividades religiosas em lista de serviços essenciais

26/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda medidas trabalhistas previstas na MP 927 para enfrentar crise do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

Cármen Lúcia nega aplicação de decreto do DF sobre trabalho remoto a servidores Federais

25/3/2020
Migalhas Quentes

Partidos alegam no STF que MP 927 viola direitos fundamentais dos trabalhadores

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-1: Alfândega deve liberar material utilizado na confecção de máscaras descartáveis

25/3/2020
Migalhas Quentes

Normas sobre transporte intermunicipal durante a pandemia são questionadas no STF

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-18 mantém redução de 50% de trabalhadores de call centers em Goiás

25/3/2020
Migalhas Quentes

TRF-4 reduz fianças para prevenir propagação do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/GO divulga produtividade em trabalho remoto: mais de 34 mil atos em uma semana

25/3/2020
Migalhas Quentes

Desembargador concede justiça gratuita a vendedor considerando crise do coronavírus

25/3/2020
Migalhas Quentes

Farmácias de manipulação podem preparar álcool em gel sem limite de volume

25/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP revoga preventiva de mulher acusada de furto de R$ 50

24/3/2020
Migalhas Quentes

CESA requer publicações nos processos eletrônicos nos TJs durante a suspensão de prazos

24/3/2020
Migalhas Quentes

SP: PL reduz em 50% salários de deputados estaduais durante pandemia

24/3/2020
Migalhas Quentes

MP 926/20 não afasta competência de Estados, DF e municípios para saúde pública, assenta Marco Aurélio

24/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro pede ao STF suspensão do prazo de validade de medidas provisórias

24/3/2020
Migalhas Quentes

Assembleia geral de credores do Grupo Odebrecht será em meio virtual por causa do coronavírus

24/3/2020
Migalhas Quentes

Nova MP revoga suspensão de empregos sem salário e suspende prazos sobre acesso à informação

24/3/2020
Migalhas Quentes

Telemedicina: Advogada explica requisitos para correta utilização do método

24/3/2020
Migalhas Quentes

Para advogado, medidas da PGFN em tempos de crise precisam ser mais enfáticas

24/3/2020
Migalhas Quentes

OAB diz que medida de Bolsonaro causa prejuízos severos aos trabalhadores

24/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Lewandowski não concede alvará de soltura coletivo para mães e gestantes

23/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Presidência do TJ/RJ suspende decisão que determinou soltura de idosos presos

23/3/2020
Migalhas Quentes

Pandemia de coronavírus: remédio pior que a doença?

23/3/2020
Migalhas Quentes

Entidades impetram HC coletivo para presos do semiaberto no DF

23/3/2020
Migalhas Quentes

IBDR publica parecer sobre funcionamento de templos religiosos durante quarentena

23/3/2020
Migalhas Quentes

Ministério da Saúde publica portaria sobre telemedicina

23/3/2020
Migalhas Quentes

Marco Aurélio proíbe cortes no programa Bolsa Família durante calamidade pública

23/3/2020
Migalhas Quentes

Especialista explica os impactos da MP 927 nos contratos de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro volta atrás e derruba suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

23/3/2020
Migalhas Quentes

MP 927: Veja repercussão da medida que permite suspensão de contrato de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Toffoli sugere alterações na MP de Bolsonaro que permite suspensão de contratos de trabalho

23/3/2020
Migalhas Quentes

Maia diz que MP de Bolsonaro é “capenga” e cobra revisão do texto

23/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Restaurante em prédio predominantemente residencial deve cessar atendimento

23/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda liberdade religiosa em tempos de covid-19

23/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça de MS concede prisão domiciliar a todos os devedores de alimentos

23/3/2020
Migalhas Quentes

Corregedoria Nacional suspende ou reduz atendimento em cartórios

23/3/2020
Migalhas Quentes

BC autoriza flexibilização de atendimento presencial em bancos devido ao coronavírus

23/3/2020
Migalhas Quentes

MP de Bolsonaro permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

23/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro inclui imprensa em lista de serviços essenciais

22/3/2020
Migalhas Quentes

Moraes suspende dívida de SP com a União por seis meses

22/3/2020
Migalhas Quentes

TRT – 2 referenda acordo emergencial alterando regras de trabalho no ramo de beleza

20/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: escritório orienta como adotar home office

20/3/2020
Migalhas Quentes

STM suspende atividades presenciais por tempo indeterminado

20/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça do Rio permite cultos religiosos mesmo durante crise de coronavírus

20/3/2020
Migalhas Quentes

Crise do coronavírus: CFM libera a utilização da telemedicina

20/3/2020
Migalhas Quentes

Governo suspende prazos de cobranças de quem deve à União

20/3/2020
Migalhas Quentes

OAB autoriza prorrogação de prazos para pagar anuidade

20/3/2020
Migalhas Quentes

CNJ suspende prazos processuais no país até 30 de abril

19/3/2020
Migalhas Quentes

Piloto de avião é proibido de visitar filhos por causa do coronavírus

19/3/2020
Migalhas Quentes

OAB pede suspensão de prazos no país e prioridade na expedição de alvarás e precatórios

19/3/2020
Migalhas Quentes

Governo restringe entrada de estrangeiros para enfrentar pandemia do covid-19

19/3/2020
Migalhas Quentes

Senado institui sistema para votação remota durante emergência sanitária

19/3/2020
Migalhas Quentes

Para juiz da BA, crise do coronavírus não pode trazer libertação de presos por crime violento

19/3/2020
Migalhas Quentes

Anamatra classifica de "precipitada" proposta de redução de salários

19/3/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro edita MP com regras sobre reembolso de passagens aéreas

19/3/2020
Migalhas Quentes

TST suspende sessões presenciais e prazos até 31 de março

19/3/2020
Migalhas Quentes

Câmara aprova estado de calamidade pública; decreto segue para o Senado

19/3/2020
Migalhas Quentes

STJ: Publicada resolução de medidas contra coronavírus

19/3/2020
Migalhas Quentes

STJ cancela sessões e suspende prazos até 17 de abril

19/3/2020
Migalhas Quentes

Davi Alcolumbre testa positivo para coronavírus

18/3/2020
Migalhas Quentes

TRT/RS suspende prazos processuais de 17 a 27 de março

18/3/2020
Migalhas Quentes

Advogados poderão escolher sustentação por vídeo em sessões presenciais do STF

18/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Sessões ordinárias do STF serão realizadas a cada 15 dias

18/3/2020
Migalhas Quentes

Agência deve remarcar passagens de idosos a Lisboa sem custo adicional

18/3/2020
Migalhas Quentes

Pandemia de coronavírus origina diversas ações no STF

18/3/2020
Migalhas Quentes

Governo autoriza força policial contra quem descumprir medidas contra coronavírus e prevê crime

18/3/2020
Migalhas Quentes

Casal de idosos poderá remarcar passagens aéreas sem custo adicional

18/3/2020
Migalhas Quentes

Por covid-19, ministro do STJ substitui prisão de ex-secretário do governo Temer por cautelares

18/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Câmara institui sistema para que projetos sejam votados remotamente

18/3/2020
Migalhas Quentes

Empresário que escapou de quarentena e levou covid-19 para sul da BA será processado

17/3/2020
Migalhas Quentes

OAB/DF consegue liminar para suspender sessões do Carf

17/3/2020
Migalhas Quentes

Base da Lava Jato, PF de Curitiba suspende atendimento presencial

17/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP: Preso por dívida alimentar consegue HC em razão do coronavírus

17/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-14 institui trabalho remoto aos servidores pelo prazo de 15 dias

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: CNJ recomenda reduzir fluxo de ingresso no sistema prisional e socioeducativo

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Advogado explica efeitos do afastamento de empregados em remuneração e férias

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus preocupa empresas; advogado esclarece questões trabalhistas

17/3/2020
Migalhas Quentes

Justiça do Rio suspende semiliberdade a menores infratores por 15 dias

17/3/2020
Migalhas Quentes

2ª fase do XXXI Exame de Ordem é adiada para 31 de maio

17/3/2020
Migalhas Quentes

Governo Federal institui comitê para monitorar impactos da Covid-19

17/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: STF mantém sessões presenciais

17/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP: Provimento estabelece sistema especial de trabalho para reduzir fluxo de pessoas

16/3/2020
Migalhas Quentes

Fake news: STF não suspendeu atividades jurisdicionais no país

13/3/2020
Migalhas Quentes

ANS: Planos de saúde devem disponibilizar exames para detectar coronavírus

13/3/2020
Migalhas Quentes

Resultado do sorteio 8 de máscaras de proteção cirúrgica

13/3/2020
Migalhas Quentes

TRT-2: Atendimento presencial deve ter distância de um metro entre as partes

12/3/2020
Migalhas Quentes

TSE: Rosa Weber fixa medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

STF estabelece medidas de prevenção ao coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/MT fixa home office para servidores e juízes para combater contágio do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Tribunais dos EUA suspendem atividades por conta do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

TJ/SP dá licença compulsória para quem esteve em regiões epidêmicas de coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Servidores do STJ que retornaram de viagem devem fazer teletrabalho

12/3/2020
Migalhas Quentes

Questões trabalhistas ligadas ao coronavírus são esclarecidas por advogado

12/3/2020
Migalhas Quentes

Advogado aborda relação comercial Brasil/China e diz que crise do coronavírus impactara todas as áreas do Direito

12/3/2020
Migalhas Quentes

Ministério da Saúde regulamenta medidas de enfrentamento do coronavírus

12/3/2020
Migalhas Quentes

Crise do coronavírus: advogado aborda implicações jurídicas

11/3/2020
Migalhas Quentes

Cia aérea deve remarcar viagem de idosos aos EUA em razão do coronavírus

11/3/2020
Migalhas de Peso

Novo coronavírus como doença do trabalho

11/3/2020
Migalhas Quentes

Coronavírus: Juíza determina remarcação de passagem para Itália sem custo

10/3/2020
Migalhas Quentes

Juíza ordena isolamento domiciliar a advogado que se recusou a fazer teste de coronavírus

10/3/2020
Migalhas de Peso

Coronavírus e os contratos civis e empresariais – Teoria da imprevisão?

3/3/2020
Migalhas Quentes

MPF e CNMP elaboram nota técnica para atuação do parquet na crise do coronavírus

27/2/2020
Migalhas Quentes

Saúde Pública: Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil

26/2/2020
Migalhas de Peso

Emergência em saúde pública: O novo Coronavírus (2019nCoV)

10/2/2020
Migalhas Quentes

Governo sanciona lei com medidas para enfrentar coronavírus

7/2/2020
Migalhas Quentes

Febre amarela, hanseníase e zika vírus: epidemias no Brasil já motivaram discussões no Judiciário

4/2/2020
Migalhas Quentes

Especialista aborda onda de fake news relacionadas a surto do novo coronavírus

3/2/2020
Migalhas de Peso

Coronavírus e os planos de saúde no Brasil

3/2/2020

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024