Nesta quarta-feira, 22, o Procon/SP notificou a Gol Linhas Aéreas pedindo explicações sobre o caso da cachorra que desapareceu no dia 15 ao passar por uma conexão no aeroporto de Guarulhos. A companhia informou que a cadela escapou da caixa de transporte.
Além de esclarecer sobre esse caso específico, a Gol deverá detalhar os procedimentos para o transporte de animais até que ele chegue ao seu destino e explicar quais providências toma quando acontece alguma irregularidade.
O órgão de defesa do consumidor também quer que a Gol apresente todos os informes e orientações oferecidos aos consumidores no ato da contratação dos serviços, além de detalhar quais os custos envolvidos.
A empresa tem até o dia 28/12 para apresentar os esclarecimentos.
O caso
No último dia 15, a cachorra Pandora desapareceu durante uma conexão no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ela saiu de Recife com destino a Navegantes, em Santa Catarina.
Após o ocorrido, a Gol emitiu uma nota pública. Veja a íntegra:
"A GOL informa que na manhã da quarta-feira (15/12), a cadela Pandora, animal de estimação de Cliente proveniente de Recife (REC), que faria conexão em Guarulhos (GRU) com destino a Navegantes (NVT) escapou da caixa de transporte durante processo de conexão em GRU. Pelas câmeras de segurança, foi possível apurar que ela fugiu pelo pátio, invadiu o Terminal de Cargas do aeroporto, seguiu sentido a rodovia Hélio Smidt, mas depois não foi mais vista.
A Companhia lamenta muito o incidente e está agindo de todas as formas para encontrar Pandora e devolvê-la ao dono. Para isso, contratou a “Busca Pet”, empresa especializada que conta com cães farejadores. Os trabalhos foram feitos ao longo da quarta, quinta e sexta-feira, mas devido às chuvas, as pistas sensoriais que poderiam ser usadas pelos cães da empresa foram perdidas. A empresa segue apoiando nas buscas neste final de semana.
Nos últimos dias, a GOL também contratou a empresa “Alerta Pet”, que presta serviços de divulgação de casos de cães perdidos, com afixação de cartazes ao longo da área em que Pandora poderia ter escapado, bem como nas redes sociais, em páginas de busca de pets e por anúncios feitos por geolocalização para Guarulhos e região.
O Cliente recebeu todo o apoio das equipes de GOL em Guarulhos e ficou ciente dos esforços da Companhia para encontrar seu animal de estimação. Desde quarta-feira ele está acomodado em hotel e aguardando informações sobre as buscas, que não cessarão enquanto Pandora não for encontrada."