Migalhas Quentes

IAB manifesta indignação com atitude de Bolsonaro em ato contra a democracia

A nota afirma: “é preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito”.

20/4/2020

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros emitiu uma nota assinada pela presidente nacional, Rita Cortez, neste domingo, 19, manifestando indignação com a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, em ato realizado em defesa do fechamento do Congresso Nacional e do STF, bem como uma intervenção militar no país.

A nota afirma: “é preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito”.

Para o IAB, o presidente da República “despreza o diálogo social como sustentáculo das soluções democráticas e não age de forma a proteger o povo, que sucumbe à escalada da covid-19”.

O documento trata, ainda, do papel a ser cumprido pelos advogados: “a advocacia tem o dever de se conduzir eticamente, defendendo, através de suas entidades de representação, a vida e as liberdades democráticas”.

Leia abaixo a nota na íntegra:

___________

Nota do IAB sobre ato do presidente da República

Com indignação, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) recebeu a manifestação do presidente da República, que não só insiste em colocar em xeque as orientações de médicos e cientistas para enfrentar a pandemia, mas exalta, em nome do rompimento com as diretrizes sanitárias, atos ditatoriais como o AI-5, permissivo da tortura e da morte de inúmeros opositores ao regime.

O presidente da República despreza o diálogo social como sustentáculo das soluções democráticas e não age de forma a proteger o povo, que sucumbe à escalada da Covid-19.

É preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito.

A advocacia tem o dever de se conduzir eticamente, defendendo, por meio de suas entidades de representação, a vida e as liberdades democráticas.

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2020.

Rita Cortez

Presidente nacional do IAB

___________

___________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja, clique aqui: www.migalhas.com.br/coronavirus 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Aras pede abertura de inquérito para apurar violação da Lei de Segurança Nacional

20/4/2020
Migalhas Quentes

“Não se pode admitir retrocessos em relação à democracia”, afirma colégio de ex-presidentes da AASP

20/4/2020
Migalhas Quentes

MDA repudia protesto que pediu a volta do AI-5

20/4/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro participa de manifestação pró-regime militar; autoridades repudiam

19/4/2020

Notícias Mais Lidas

Em petição absurda, advogado ataca juíza: “resquícios de senzala”

20/3/2025

STF valida resolução do CNJ sobre jornada de trabalho no Judiciário

20/3/2025

STF forma maioria para negar recursos de Bolsonaro e Braga Netto

19/3/2025

Aluna da USP que desviou R$ 1 mi e tirou CRM fará exame psicológico

20/3/2025

Procuradora exibe vídeo forte no STF e Toffoli adverte: “não deixaria”

20/3/2025

Artigos Mais Lidos

Usucapião familiar – Proteção da propriedade e dignidade social

20/3/2025

In dubio pro societate x standard probatório intermediário: Testemunho indireto e provas inquisitoriais na pronúncia

20/3/2025

STJ: A singularidade entre o direito real de habitação e os direitos hereditários

19/3/2025

O grande mito do investimento governamental no agro: Quem realmente financia a produção rural no Brasil?

20/3/2025

Possibilidade de alteração de beneficiário de VGBL e PGBL por meio de disposição testamentária – Planejamento sucessório

21/3/2025