O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou neste sábado, 18, que a Secretaria Nacional do Consumidor investigará denúncias sobre a falta de água potável para fãs que participaram ou participarão de shows. A decisão foi tomada após o falecimento de uma fã no show da cantora Taylor Swift, nesta sexta-feira, 17.
Em uma manifestação na rede social X (Twitter), Dino considerou "inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água".
"Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa. O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à agua."
Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de…
— Flávio Dino ???? (@FlavioDino) November 18, 2023
Além disso, o ministro afirmou que serão adotadas medidas perante os responsáveis pelos danos causados pela falta de água no show em que a fã de Taylor Swift veio a óbito.
"A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de 'ACESSO À ÁGUA' em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor."
A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos…
— Flávio Dino ???? (@FlavioDino) November 18, 2023
Entenda o caso
A estudante de psicologia, Ana Clara Benevides, de 23 anos, faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, após passar mal durante a primeira apresentação da cantora Taylor Swift, na noite dessa sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro/RJ.
Segundo fãs da cantora, a empresa organizadora do evento, a Tickets For Fun, teria proibido a entrada de garrafas de água no estádio. Vídeos postados nas redes sociais mostram a própria Taylor Swift distribuindo copos de água durante sua apresentação, devido ao forte calor que fazia no local, mesmo na parte da noite. Um copo de água mineral foi comercializado por R$ 10 durante o show.