Migalhas Quentes

Juiz suspende busca e apreensão cuja notificação foi a endereço errado

Magistrado suspendeu o processo ao considerar que o tema está sob análise no STJ em recurso repetitivo.

7/6/2022

O juíz de Direito Felipe William Silva Gonçalves, da vara Única de Mucambo/CE, revogou liminar que apreenderia bens de uma cliente de banco. O magistrado considerou que a notificação extrajudicial foi remetida ao endereço errado, sendo assinada por pessoa diversa.

Juíz determina suspensão de busca e apreensão por ausencia de notificação(Imagem: FreePik)

Trata-se de ação de busca e apreensão proposta por banco em face de consumidora, envolvendo contrato de abertura de crédito com cláusula de alienação fiduciária. A constituição da mora pela instituição financeira se deu mediante remessa de notificação extrajudicial remetida ao endereço da devedora constante no instrumento contratual, com aviso de recebimento devolvido por motivo “endereço incorreto”.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que a matéria está em análise no STJ, afetada ao Tema 1.132 de repercussão geral. A Corte Superior deve definir se, para a comprovação da mora nos contratos garantidos por alienação fiduciária, é suficiente, ou não, o envio de notificação extrajudicial ao endereço do devedor indicado no instrumento contratual, dispensando-se, por conseguinte, que a assinatura do aviso de recebimento seja do próprio destinatário.

Com isso, o relator do caso no STJ, ministro Marco Buzzi, determinou a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos que versem acerca do tema.

"No caso sob exame, verifica-se que o litígio gira em torno da discussão da constituição da mora mediante remessa de notificação extrajudicial para o endereço constante no instrumento contratual, a qual fora recebida e assinada por pessoa diversa da contratante."

Diante disso, o juiz determinou a suspensão do processo pelo prazo de um ano e suspendeu a ordem de busca e apreensão. 

O escritório Guedes e Ramos Advogados Associados atuou na causa em favor da viajante e seu genitores.

Confira aqui a decisão.

Nota

O julgado ocorreu em 2 de maio, antes da decisão da 2ª seção do STJ, de levantar a suspensão nacional de processos relativos ao Tema 1.132, em 12 de maio.

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Justiça suspende busca e apreensão por falta de notificação da dívida

29/4/2022
Migalhas de Peso

STJ suspende ações de busca e apreensão para decisão acerca da legalidade da recepção da notificação extrajudicial por terceiros

19/4/2022
Migalhas Quentes

Busca e apreensão de carro de devedor é suspensa em razão da pandemia

1/4/2020

Notícias Mais Lidas

Advogado João Neto é preso por suspeita de agredir namorada; veja vídeo

15/4/2025

Gilmar Mendes suspende ações sobre pejotização em todo o país

14/4/2025

Quem é João Neto, advogado preso por suspeita de violência doméstica

15/4/2025

Juíza nega aplicar nova lei e mantém custas antecipadas a advogado

14/4/2025

Juíza dá cinco minutos para advogada ler peça da parte contrária juntada em cima da hora

15/4/2025

Artigos Mais Lidos

O juízo 100% digital vs a corte Mc Donald’s

14/4/2025

A cada 7 minutos um simples Zé Eduardo se torna um juiz Edward Albert Lancelot Dodd

15/4/2025

Quanto tempo leva o acerto pós perícia do INSS?

14/4/2025

“A infância encarcerada”

14/4/2025

Reforma tributária e setor de combustíveis

14/4/2025