Migalhas Quentes

Moraes afasta presidente do PTB e ordena que PF ouça Roberto Jefferson

A decisão atendeu ao pedido de parlamentares e do próprio partido que afirmam que o ex-deputado continua a presidir informalmente a legenda.

30/3/2022

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou à PF que ouça, no prazo de 15 dias, o ex-deputado Federal Roberto Jefferson sobre fatos que caracterizariam desrespeito à decisão que o afastou da presidência do PTB. Na mesma decisão, o ministro afastou o deputado estadual no Rio de Janeiro Marcus Vinícius Neskau da presidência da legenda por 180 dias. 

Segundo integrantes da legenda, Jefferson mantém interlocutores no partido e, informalmente, continua a presidi-lo, utilizando-se de bilhetes e comunicados.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou à PF que ouça, no prazo de 15 dias, o ex-deputado Federal Roberto Jefferson.(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF )

Afastamento

O ex-deputado federal foi afastado da presidência do partido em 2021, por 180 dias, pelo ministro Alexandre, em decisão proferida no INQ 4.874, que investiga as milícias digitais antidemocráticas, diante de indícios de uso de recursos do fundo partidário na propagação de declarações criminosas na internet.

Nos autos, parlamentares, a mesa diretora da assembleia legislativa de Roraima e o próprio PTB, por meio de sua então presidente, Graciela Nienov, afirmam que Jefferson estaria desrespeitando essa decisão, ao dirigir indiretamente o partido por meio de interlocutores - entre eles Neskau, eleito para o cargo em fevereiro.

Desrespeito

Ao analisar os pedidos, o ministro afirmou que os fatos narrados são gravíssimos e indicam grande probabilidade de desrespeito à sua decisão. Segundo Moraes, há elementos que indicam manutenção da utilização de parte do montante devido ao fundo partidário do PTB para financiar, indevidamente, a disseminação de seus ataques às instituições democráticas e à própria democracia, em continuidade às condutas ilícitas do ex-parlamentar.

A seu ver, os documentos demonstram, “de maneira robusta”, a existência de uma rede de intimidação criada por Jefferson, que, por meio de ameaças, tem o objetivo de assegurar o controle do partido político, às vésperas da eleição. O ministro citou carta elaborada por ele sobre as movimentações internas da agremiação política enviada no grupo de presidentes do PTB, no aplicativo WhatsApp.

Além de Jefferson, o ministro determinou que Neskau também seja ouvido pela polícia Federal.

Leia a decisão

Informações: STF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Moraes afasta prisão de acusado de tráfico por 0,65g de crack

29/3/2022
Migalhas Quentes

Alexandre de Moraes absolve réu de crime não mencionado em recurso

24/1/2022
Migalhas Quentes

Moraes afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB

10/11/2021

Notícias Mais Lidas

Em petição absurda, advogado ataca juíza: “resquícios de senzala”

20/3/2025

STF valida resolução do CNJ sobre jornada de trabalho no Judiciário

20/3/2025

STF forma maioria para negar recursos de Bolsonaro e Braga Netto

19/3/2025

Aluna da USP que desviou R$ 1 mi e tirou CRM fará exame psicológico

20/3/2025

Procuradora exibe vídeo forte no STF e Toffoli adverte: “não deixaria”

20/3/2025

Artigos Mais Lidos

Usucapião familiar – Proteção da propriedade e dignidade social

20/3/2025

Possibilidade de alteração de beneficiário de VGBL e PGBL por meio de disposição testamentária – Planejamento sucessório

21/3/2025

In dubio pro societate x standard probatório intermediário: Testemunho indireto e provas inquisitoriais na pronúncia

20/3/2025

STJ: A singularidade entre o direito real de habitação e os direitos hereditários

19/3/2025

O grande mito do investimento governamental no agro: Quem realmente financia a produção rural no Brasil?

20/3/2025