Migalhas Quentes

Senado - Responsabilidade sobre a Defensoria Pública do DF é do governo do DF

O Senado aprovou ontem, 2/12, em segundo turno, a PEC 7/08, que transfere da União para o Distrito Federal a manutenção e organização da Defensoria Pública, tal como ocorre em todos os Estados. A PEC foi aprovada por unanimidade, com 56 votos favoráveis. A matéria segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

3/12/2009


Organização

Senado - Responsabilidade sobre a Defensoria Pública do DF é do governo do Distrito Federal

O Senado aprovou ontem, 2/12, em segundo turno, a PEC 7/08 (clique aqui), que transfere da União para o Distrito Federal a manutenção e organização da Defensoria Pública, tal como ocorre em todos os Estados. A PEC foi aprovada por unanimidade, com 56 votos favoráveis. A matéria segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Na justificativa da PEC o autor, senador Gim Argello (PTB/DF), argumenta que embora a organização e manutenção da Defensoria Pública do DF seja competência da União esta nunca a exerceu materialmente. Trata-se somente, conforme observa, de resolver conflito de competência entre o DF e a União.

Pela proposta, aplicam-se à Defensoria Pública do DF, sem prejuízo dos preceitos estabelecidos na Lei Orgânica do DF, os mesmos princípios e regras que regem as demais defensorias públicas dos estados.

A PEC determina que o Congresso Nacional e a Câmara Distrital instalarão comissões especiais para elaborar, em 60 dias, projetos de lei de natureza infraconstitucional para adequar a legislação referente à matéria aprovada.

O senador Gim Argello informou que a Lei Orgânica do DF já prevê que o governo do Distrito Federal mantenha o órgão financeiramente, não havendo ônus para os entes envolvidos.

Gim Argello salientou a importância da Defensoria Pública do DF, informando que a instituição recebe atualmente 95% dos processos que tramitam no Distrito Federal. Também os senadores Adelmir Santana (DEM/DF), José Agripino Maia (DEM/RN), Aloizio Mercadante (PT/SP), Arthur Virgílio (PSDB/AM), Cristovam Buarque (PDT/DF), Marcelo Crivella (PRB/RJ) e Romero Jucá (PMDB/RR) manifestaram-se em apoio à aprovação da PEC, ressaltando a importância da defensoria Pública na assistência Jurídica aos mais necessitados.

_______________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Delegado que dirigiu bêbado é condenado por agressão e perde cargo

21/7/2024

Empregado que foi para parque aquático durante atestado tem justa causa mantida

22/7/2024

TST afasta execução de bens de sócios para pagar dívida trabalhista

22/7/2024

STJ anula execução de instrumento de confissão de dívida firmado em contrato de factoring

22/7/2024

OAB contesta revisão de honorários em ações previdenciárias pelo MP

20/7/2024

Artigos Mais Lidos

CIPA - Dispensa imotivada recusa de retorno ao trabalho: Indenização

22/7/2024

Direito das sucessões e planejamento sucessório

20/7/2024

A herança digital na reforma do Código Civil

22/7/2024

Transtorno de ansiedade pode aposentar no INSS?

22/7/2024

Realidade ou fantasia? Planejamento sucessório e a atuação do Fisco paulista na "operação Loki"

21/7/2024