Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Temas de Direito Constitucional"

20/8/2009


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear o livro "Temas de Direito Constitucional" (Renovar – Tomo IV – 680p.), do nobre professor Luís Roberto Barroso, sócio do escritório Luís Roberto Barroso & Associados . A obra, gentilmente doada pelo autor, destaca os vinte anos da Constituição brasileira, o neoconstitucionalismo e a constitucionalização do Direito, a americanização do Direito Constitucional no mundo, o regime jurídico das uniões homoafetivas e aspectos da judicionalização das políticas públicas.

Sobre a obra :

"Este tomo IV dos Temas de Direito Constitucional tem a mesma estrutura dos volumes anteriores. Nele, procuro reunir trabalhos elaborados nos últimos dois ou três anos, divididos em Artigos — reflexões de natureza predominantemente doutrinária; Pareceres — trabalhos desenvolvidos mediante consulta; e Escritos textos variados, que incluem artigos de jornal, editoriais da Revista de Direito do Estado, prefácios de livros, discursos e peças apresentadas perante o Supremo Tribunal Federal.

O leitor poderá notar, pela diversidade de matérias e de preocupações, como o direito constitucional se incorporou de maneira abrangente à paisagem jurídica e política do Brasil. Na parte dedicada aos Artigos, este é o tema do texto intitulado Neoconstitucionalismo e constitucionalização do Direito, no qual procuro analisar as causas e conseqüências desse triunfo do direito constitucional no país. Ainda nessa parte do livro, há estudos sobre os vinte anos da Constituição de 1988, sobre o regime jurídico das uniões homoafetivas e sobre a intrincada questão da distribuição de medicamentos por decisão judicial. Há, por fim, um texto no qual analiso o fenômeno da americanização do direito constitucional no mundo romano-germânico e faço um levantamento das principais decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos nos últimos cinqüenta anos.

Na parte dedicada aos Pareceres, um dos assuntos explorados foi a modulação dos efeitos temporais das decisões judiciais, especialmente do Supremo Tribunal Federal, um tema que ainda abriga muitas sutilezas e complexidades. Do elenco de estudos aplicados, contam ainda reflexões sobre a constitucionalidade do regime licitatório especial praticado pela Petrobras; sobre a alteração de objeto em contratos administrativos; sobre o complexo tema do reconhecimento de patentes estrangeiras no Brasil; e sobre questões ambientais e federativas associadas ao transporte ferroviário.

Por fim, na parte reservada ao Escritos, foram incluídos artigos de jornal sobre questões variadas, dentre as quais se destacam monopólio postal, direitos humanos, direito de privacidade versus liberdade de expressão, em meio a muitos outros. Teve especial repercussão, no mundo interconectado pela rede de computadores, o texto "A revolução da brevidade", sobre a necessidade de sermos todos, no meio jurídico, menos empolados e mais objetivos. Na parte sobre direito aplicado, estão reunidos dois trabalhos sobre matérias julgadas pelo Supremo Tribunal Federal: a legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias e a vedação do nepotismo". O autor

Sobre o autor :

Luís Roberto Barroso é professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre em Direito pela Yale Law School. Doutor e livre-docente pela UERJ. Advogado e sócio do escritório Luís Roberto Barroso & Associados.




_______________

 Ganhadora :

Maria Isabel de Faria Perez, advogada da Petrobras, do Rio de Janeiro/RJ










___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz invalida prints de WhatsApp como prova por falta de autenticidade

3/1/2025

STJ afasta regra de transição e nega aposentadoria integral a celetista

3/1/2025

Conselho da Justiça Federal divulga feriados e pontos facultativos de 2025

3/1/2025

Barroso mantém nomeação de juiz eliminado de concurso por responder ação penal

3/1/2025

TJ/SP valida multa de R$ 250 mil por rinhas envolvendo 167 galos

3/1/2025

Artigos Mais Lidos

Embargos de declaração: O erro da falta de indicação de vício

3/1/2025

Precatórios e RPVs: O que todo servidor público deve saber

3/1/2025

Condições e exceções para a isenção de responsabilidade da entidade hospitalar em caso de erro médico

3/1/2025

Retrospectiva 2024: Decisões do Poder Judiciário sobre arbitragem

3/1/2025

Tendências mundiais do emprego jovem 2024

3/1/2025