Sorteio de obra
Organizada por Eduardo Fagnani, a obra "Debates Contemporâneos – Economia Social e do Trabalho" (LTr – 584p.) registra um campo de diagnósticos e proposições sobre a Previdência Social. O título foi ofertado pela editora LTr.
Sobre a obra :
Os artigos reunidos neste livro que analisam as relações entre a Previdência Social e o Mercado de Trabalho, a Demografia, as Contas Públicas e o Desenvolvimento Econômico e Social — trazem para o debate uma outra visão.
Nem generosidade — muitas das regras atuais, várias oriundas da Emenda Constitucional n. 20 de 1998, equiparam-se às adotadas em países desenvolvidos com realidades socioeconômicas melhores do que a brasileira —, nem efeitos negativos inexoráveis da transição demográfica sobre a Previdência. As contas da Previdência Social foram fortemente afetadas pelo estreitamento de suas fontes de financiamento, conseqüência das opções de política econômica adotadas nas últimas décadas, que resultaram em baixo crescimento econômico, desorganização do mercado de trabalho e ampliação das despesas públicas financeiras.
Sem crescimento econômico, dificilmente haverá saídas civilizadas para a Previdência Social. E, como nos ensina a experiência, esse crescimento deve ser acompanhado de inclusão e redução da desigualdade social. Nessa perspectiva, qualquer mudança da própria Previdência Social deve ter como norte o aperfeiçoamento da proteção social e a garantia de direitos na inatividade a todos os brasileiros.
Sobre o organizador :
_______________
Raphael Marcos França, advogado do Iesde Brasil S/A, de Curitiba/PR
___________