Migalhas Quentes

Advogada explica como funciona a nova lei de saúde mental para empresas

Especialista ressalta que lei é importante para a construção de um ambiente laboral mais justo, humano e produtivo.

12/7/2024

Sancionada em meados de abril deste ano, a nova lei de saúde mental (14.831/24) criou o “Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental”, honraria a ser dada pelo governo Federal a empresas que adotem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores. 

Entre as diretrizes estão a implementação de programas voltado para esse tipo de cuidado no ambiente de trabalho e o combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas.

Advogada ressalta a importância das empresas adotarem a lei de saúde mental.(Imagem: Freepik)

A especialista em direito do trabalho e advogada no escritório Martorelli Advogados, Mariana Castelo Branco, explica que, apesar de ser importante, a lei não altera, de forma direta, algumas concessões médicas.

“A lei não altera diretamente as regras de concessão de licenças médicas por transtornos mentais, ou seja, as empresas ainda precisam seguir as normas da CLT e da Previdência Social para conceder tais liberações aos seus empregados. Contudo, as que se certificarem como Promotoras da Saúde Mental podem ter diferenciais na concessão de licenças médicas, como agilidade na análise dos pedidos e prazos maiores de afastamento. A norma é um passo importante para a construção de um ambiente laboral mais justo, humano e produtivo, onde a saúde mental é valorizada e protegida."

Para obter o Certificado, a advogada explica quais as medidas que a empresa deve tomar. “A empresa precisa desenvolver e implementar programas de saúde mental, que incluam ações de conscientização, treinamento de gestores, oferta de apoio psicológico, combate ao assédio moral, criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, promovendo o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos empregados, além de oferecer acesso a serviços de apoio psicológico e psiquiátrico”, destaca.

A certificação tem validade de dois anos, após o período estabelecido o empregador e deverá passar por nova avaliação para sua renovação. As empresas que aderirem à norma não apenas contribuirão para o bem-estar de seus empregados, mas também poderão desfrutar de diversos benefícios, como a melhoria da imagem da empresa junto aos trabalhadores, clientes e parceiros e oportunidade de se destacar no mercado como uma empresa que se preocupa com a saúde mental.

“É importante destacar que o governo Federal deve fornecer apoio técnico e financeiro às empresas para que implementem medidas de promoção da saúde mental. Isso pode incluir a capacitação de gestores para lidar com situações de saúde mental no trabalho e a oferta de serviços de apoio psicológico aos empregados."

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

A importância da certificação em saúde mental para empresas

24/4/2024
Migalhas Quentes

PL no Senado estabelece regras de abordagem policial a pessoa em crise mental

7/4/2024
Migalhas Quentes

CNJ estende prazo para implementação da política antimanicomial

27/2/2024

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024