Migalhas Quentes

TSE proíbe Bolsonaro de usar discurso na ONU em campanha eleitoral

Decisão é do corregedor eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, que já havia barrado imagens de viagem a Londres do presidente.

22/9/2022

Bolsonaro está impedido de usar, em sua campanha eleitoral, imagens de seu discurso na Assembleia Geral da ONU. Assim decidiu o corregedor-Geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

O pedido partiu do candidato Ciro Gomes. A decisão é desta quarta-feira, 21, e determina que sejam adotadas providências imediatas para substituir materiais já produzidos com imagens do presidente no encontro, inclusive as que seriam veiculadas em rádio e TV nesta quinta.

"A utilização das imagens na propaganda eleitoral seria tendente a ferir a isonomia, pois faria com que a atuação do chefe de Estado, em ocasião inacessível a qualquer dos demais competidores, fosse explorada para projetar a imagem do candidato.”

Bolsonaro está impedido de usar imagens de discurso na ONU em campanha eleitoral.(Imagem: Niyi Fote/TheNews2/Folhapress)

Ainda de acordo com o ministro, a reprodução do discurso feito em Nova York em peças de campanha eleitoral poderia "incutir no eleitorado a falsa percepção de que assiste a uma demonstração de apoio internacional à candidatura".

Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 20 mil por peça ou postagem.

Outras imagens

O Tribunal Eleitoral já havia barrado o uso outras imagens em campanha eleitoral por parte do presidente – como imagens produzidas na comemoração do 7 de setembro, e discurso feito em Londres quando o presidente foi ao funeral da rainha.

"Não estamos diante de um fato isolado, mas de um modus operandi evidenciado em uma sucessão de episódios.”

Na decisão desta quarta, o ministro Benedito Gonçalves afirmou que não cabe à Justiça orientar os temas que devem ser abordados por um chefe de Estado em evento como a Assembleia-Geral da ONU, mas, sim, analisar o risco à isonomia da disputa eleitoral.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TSE: Ministro proíbe Bolsonaro de usar imagens de Londres na campanha

20/9/2022
Migalhas Quentes

TSE impede Bolsonaro de usar imagens do 7 de setembro em campanha

11/9/2022

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

STJ: Pensionista de militar não tem direito adquirido à saúde

27/3/2025

1ª turma do STF recebe denúncia e Bolsonaro e aliados se tornam réus

26/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

CNJ vê intimidação de juiz a advogadas em audiência; caso vai a TAC

26/3/2025

Artigos Mais Lidos

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

O consignado privado e a nova responsabilidade das instituições financeiras

26/3/2025

Crime da 113 Sul: Quando a investigação virou arma da acusação

26/3/2025

Quando Djokovic encontra concorrência: Tênis e antitruste

27/3/2025

Reflexões sobre a responsabilidade civil do Estado no desastre natural em Porto Alegre

26/3/2025