A aprovação da paridade na OAB gerou um movimento democrático de cada vez mais mulheres em cargos de poder. Assim opinou Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB/RJ, em entrevista à TV Migalhas.
Segundo Ana Tereza, “estamos em uma crescente participação das mulheres na advocacia e também em outras instituições”.
Basilio também ressaltou que hoje 22 mulheres ocupam o cargo de vice-presidente nas seccionais e deixou sua torcida para que esse número cresça nas próximas eleições.
“Estamos caminhando para esse ganho democrático na nossa classe.”
Meios consensuais
Ana Tereza Basilio também conversou com Migalhas sobre as soluções consensuais de conflitos:
“Estamos em um progresso civilizatório em que esses meios vão chegar ao ponto de serem considerados os meios principais de solução de litígio, e o processo judicial a exceção.”
Na sua avaliação, os meios consensuais são mais eficientes, trazem uma pacificação social, não oneram o Estado e dão para a população uma resposta rápida.
O evento
De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.