Em iniciativa inédita na magistratura mineira, a Amagis realizou consulta a todos os magistrados, ativos e inativos, sobre os candidatos aos cargos diretivos do TJ/MG, em defesa da plena democratização do Judiciário.
O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, destacou a importância da democratização do Poder Judiciário. "É um processo irreversível em todo o país que, a exemplo da ampliação da elegibilidade, igualmente reconhecerá o valor e a importância da participação dos juízes de 1º grau nas principais decisões do Poder que também integram."
Para Carneiro, "a consulta aos magistrados não tem outro valor e objetivo que não sejam a defesa e a crença segundo as quais o estado de direito e a cidadania não podem estar dissociados da democracia e esta, de uma gestão moderna, transparente e proficiente".
As eleições para os cargos diretivos do TJ mineiro serão realizadas na segunda-feira, 28. No último dia 17/3, o pleno da Corte ampliou a elegibilidade a todos os desembargadores, mas negou a inclusão do voto do juiz.