Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Cartilha dos Direitos do Empregador e Empregado Doméstico"

Veja quem ganhou a obra "Cartilha dos Direitos do Empregador e Empregado Doméstico".

24/6/2013

Esclarecendo sobre a legislação do trabalho doméstico, a obra "Cartilha dos Direitos do Empregador e Empregado Doméstico" (Atlas – 85p.), de Francisco Ferreira Jorge Neto, Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante e Adriano Fracappani, tira dúvidas por parte dos empregadores e empregados domésticos na aplicação das novas regras.

"Esta fase de extensão de vários direitos aos empregados domésticos, verificamos um aspecto de nivelamento de direitos sociais, aproximando os direitos dos empregados domésticos aos direitos dos demais empregados. Trata-se de uma etapa essencial na evolução e conquista de direitos por parte das sociedades modernas.

Por outro lado, notamos que o tema e as discussões tomaram conta do dia a dia de todos, à medida que surgiram muitas dúvidas por parte dos empregadores e empregados domésticos na aplicação das novas regras.

Alguns economistas afirmam que o custo desses novos direitos, a depender de cada caso concreto, está entre 25% e 40% para o empregador.

Como resultado de inúmeras dúvidas e problemas do dia a dia que nos foram apresentados, procuramos esquematizar por temas os direitos e deveres do empregador e empregado doméstico em uma Cartilha, estruturada em perguntas e respostas objetivas, para que todos entendam e respeitem os novos direitos.

Importante destacar que as questões jurídicas, muitas vezes, não possuem uma resposta exata, principalmente em fases como essas, de inúmeros debates iniciais, até mesmo porque regulamentações específicas estão sendo avaliadas pelo Congresso Nacional. Por isso, esta Cartilha traz apenas a visão e uma contribuição dos autores, que procuram orientar a todos na solução de questões diárias." Os autores

Sobre os autores :

Francisco Ferreira Jorge Neto é bacharel em Direito pela USP. Mestre em Direito das Relações Sociais - Direito do Trabalho pela PUC/SP. Desembargador Federal do Trabalho do TRT da 2ª região. Professor Convidado do Curso de pós-graduação lato sensu do pró-ordem em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho em Santo André/SP.

Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Integração da América Latina pela USP. Professor da Faculdade de Direito Mackenzie. Vice-coordenador acadêmico do curso de pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho Damásio de Jesus. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas.

Adriano Fracappani é bacharel em Direito. Assessor de desembargador do TRT da 2ª região.

__________

Ganhador :

Jorge Blauth, das Lojas Lebes, de São Jerônimo/RS

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024