Migalhas Quentes

OAB questiona norma que posiciona membro do MP ao lado do juiz

Em mais uma ação no STF, Ordem afirma que lei de RO que dispõe sobre a lei orgânica do parquet no Estado é inconstitucional.

9/1/2013

Chegou ao STF mais uma ação contra regra que posiciona representante do MP ao lado direito de juízes ou presidentes dos tribunais perante os quais atuam. O Conselho Federal da OAB, que questiona lei orgânica do parquet em RO, afirma que essa "posição de desigualdade dos assentos é mais do que simbólica e pode influir no andamento do processo".

De acordo com a Ordem, o artigo 138, inciso XII, da LC 93/93, de RO, "é inconstitucional por evidente afronta aos princípios da isonomia, do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, expressamente agasalhados pelo artigo 5º, caput, e seus incisos I, LIV e LV, da Constituição Federal".

A OAB sustenta que a norma oferece ampla e irrestrita prerrogativa ao membro do MP de sentar-se lado a lado com o magistrado em detrimento do advogado, mesmo quanto atua simplesmente na qualidade de parte. Para o Conselho, o cidadão, representado pelo advogado, não é menos importante do que o Estado simbolizado pelo magistrado ou pelo membro do MP e destaca que "nas democracias modernas o Estado deve servir ao cidadão e não está acima da Constituição Federal".

"A imposição de sentar ombro a ombro com o juiz durante audiência revela-se autoritária e discriminatória em relação à figura, também institucionalizada, do advogado, que é indispensável á administração da Justiça", afirma a OAB, que pede, por fim, que seja declarada a inconstitucionalidade da norma, sem redução de texto, dando interpretação conforme a CF para que a prerrogativa seja aplicada somente aos casos em que o parquet oficie como fiscal da lei, não podendo gozar dessa prerrogativa quando atuar como parte.

Sobre o mesmo tema e também de autoria da OAB, tramita no STF a ADIn 4768, contra o estatuto do MPU e da lei orgânica nacional do MP que preveem a mesma regra.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

ADIn sobre igualdade de assentos entre juiz e MP aguarda parecer da PGR

14/7/2012
Migalhas Quentes

Rito abreviado em ADIn sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz

29/5/2012
Migalhas Quentes

OAB contesta regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz

28/4/2012
Migalhas Quentes

Mantida liminar que assegura ao MPF assento ao lado do juiz

13/3/2012

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024