Migalhas Quentes

Reino Unido responde à OAB sobre caso da morte de brasileiro

15/9/2005


Reino Unido responde à OAB sobre caso da morte de brasileiro

Em resposta à carta do presidente nacional da OAB, Roberto Busato, cobrando maior rigor e rapidez nas investigações e punição aos culpados no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto em Londres em 22/7 último pela Scottland Yeard, a Embaixada do Reino Unido no Brasil informou ontem que a Comissão Independente de Reclamações contra a Polícia (IPCC), encarregada da questão, “se comprometeu a realizar uma investigação minuciosa, profissional e imparcial”. A carta de Busato, enviada dia 23/8, foi respondida pelo encarregado de Negócios da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Hugo Shorter, em nome do embaixador Peter Collecott. Ele acrescenta a IPCC que tem “mantido a família de Jean Charles informada a respeito do progresso da investigação”.

A seguir, a íntegra da correspondência do encarregado de Negócios da Embaixada Britânica em Brasília, Hugo Shorter, dirigida ao presidente nacional da OAB:


“Senhor Presidente,

Acuso o recebimento de seu Ofício n.° 495/2005GPR, datado de 22 de agosto do corrente, referente à morte de Jean Charles de Menezes em Londres no dia 22 de julho. Informo que o conteúdo do mesmo foi devidamente registrado junto a esta Missão.

A morte de Jean Charles de Menezes foi uma tragédia lamentável. O Primeiro-Ministro Tony Blair afirmou que o governo britânico está profundamente sentido pela morte de uma pessoa inocente. O Embaixador Britânico no Brasil, Dr. Peter Collecott, e representantes da direção da Polícia Metropolitana de Londres também manifestaram, à família de Jean Charles de Menezes, seus mais sinceros e sentidos pêsames pela morte.

A morte de Jean Charles de Menezes está sendo investigada pela Comissão Independente de Reclamações contra a Polícia – IPCC (Independent Police Complaints Commission), que se comprometeu a realizar uma investigação minuciosa, profissional e imparcial. A IPCC, que possui poderes superiores aos de qualquer outro órgão de supervisão da polícia no mundo, tem mantido os representantes da família de Jean Charles e do governo brasileiro informados a respeito do progresso da investigação. Atenciosamente”.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz invalida prints de WhatsApp como prova por falta de autenticidade

3/1/2025

STJ afasta regra de transição e nega aposentadoria integral a celetista

3/1/2025

Conselho da Justiça Federal divulga feriados e pontos facultativos de 2025

3/1/2025

Barroso mantém nomeação de juiz eliminado de concurso por responder ação penal

3/1/2025

TJ/SP valida multa de R$ 250 mil por rinhas envolvendo 167 galos

3/1/2025

Artigos Mais Lidos

Embargos de declaração: O erro da falta de indicação de vício

3/1/2025

Precatórios e RPVs: O que todo servidor público deve saber

3/1/2025

Condições e exceções para a isenção de responsabilidade da entidade hospitalar em caso de erro médico

3/1/2025

Retrospectiva 2024: Decisões do Poder Judiciário sobre arbitragem

3/1/2025

Tendências mundiais do emprego jovem 2024

3/1/2025