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OAB/SP - Conselho Federal aprova orçamento da segunda gestão D´Urso

As contas da segunda gestão do presidente Luiz Flávio Borges D’Urso (2007-2009) foram aprovadas por unanimidade pela 3ª Câmara do Conselho Federal. “Os números demonstraram que em nosso segundo mandato concluímos a recuperação financeira da Seccional Paulista. Evoluímos de um patrimônio social liquido negativo de R$2.3 milhões para um positivo de R$ 50.1 milhões”, afirma o vice-presidente da OAB SP, Marcos da Costa, que ocupou o cargo de diretor-tesoureiro na gestão passada.

2/5/2011


Gestão

OAB/SP - Conselho Federal aprova orçamento da segunda gestão D'Urso

As contas da segunda gestão do presidente Luiz Flávio Borges D'Urso (2007-2009) foram aprovadas por unanimidade pela 3ª Câmara do Conselho Federal. "Os números demonstraram que em nosso segundo mandato concluímos a recuperação financeira da seccional paulista. Evoluímos de um patrimônio social liquido negativo de R$2.3 milhões para um positivo de R$ 50.1 milhões", afirma o vice-presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, que ocupou o cargo de diretor-tesoureiro na gestão passada.

Segundo Marcos da Costa, a implantação do orçamento participativo, do qual todas as subsecções e departamentos da Ordem participam, vem permitindo elaborar uma peça orçamentária realista e democrática, contribuindo para o equilíbrio financeiro, recuperação da receita e dos investimentos. "Também passamos a ter mais transparência, com a disponibilização dos orçamentos da Ordem no site", lembra.

O presidente D'Urso ressalta que a descentralização financeira da OAB/SP foi um marco, porque criou um novo modelo, que recuperou financeiramente as receitas da entidade dando autonomia para as Subsecções, que passaram a conhecer seus números e a participar da gestão dos recursos provenientes dos advogados. "O projeto é tão bem sucedido que vem sendo adotado por outras Seccionais", afirmou.

Costa também destaca como medida positiva a implantação da certificação ISO 9001-2000, do qual foi coordenador, na busca da excelência na gestão de qualidade no atendimento aos advogados e nos procedimentos internos da entidade. "Atualmente atingimos 95% dos inscritos, sendo que chegaremos a 100% até o final da atual administração", comentou.

O vice-presidente ressalta, ainda, que as Casas e Sala dos Advogados, distribuídos por mais de mil pontos em todo o Estado, foram recuperadas e ampliadas na medida do possível e criadas novas infra-estruturas tecnológicas com implantação de terminais e pontos de internet.

Em decorrência do saneamento financeiro, segundo Costa, a anuidade paga pelos advogados foi reajustada abaixo da inflação. De 2004 a 2009, a anuidade subiu 27,27%, sendo que o IPC-Fipe ficou em 31,19%, o IPCA 35,35%, o INPC 33,62% e o IGPDI em 36,71%. "O aumento ficou de 4% a 10% abaixo da inflação, de acordo com o indicador que tomarmos, isso sem falar no valor agregado, caso do cartão de crédito que pode zerar o valor da anuidade pelo sistema de bônus e o serviço gratuito de intimações online que o advogado dispões desde a nossa primeira gestão", destacou Costa.

A redução do valor da fotocópia é outro benefício que Costa aponta em decorrência do saneamento financeiro. "Quando assumimos o valor da fotocópia era de R$ 0,20 para o advogado e hoje é de R$ 0,15 para o advogado e duplicamos o volume de cópias, saltando de 57 milhões em 2004 para 100 milhões de 2009", destacou.

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