Migalhas Quentes

TRF da 2ª região - Condenação penal sem trânsito em julgado não pode impedir inscrição na OAB/RJ

A 6ª Turma Especializada do TRF da 2ª região, de forma unânime, determinou que o presidente do Conselho da OAB/RJ, conceda a inscrição do advogado C.V.L.D. em seus quadros. O advogado teve o seu pedido indeferido sob o argumento de que não teria idoneidade moral por ter contra si sentença penal condenatória.

8/7/2009


Idoneidade moral

Condenação penal sem trânsito em julgado não pode impedir inscrição na OAB/RJ

A 6ª turma especializada do TRF da 2ª região, de forma unânime, determinou que o presidente do Conselho da OAB/RJ, conceda a inscrição do advogado C.V.L.D. em seus quadros. O advogado teve o seu pedido indeferido sob o argumento de que não teria idoneidade moral por ter contra si sentença penal condenatória.

A decisão do TRF da 2ª região se deu em resposta a apelação cível apresentada por C.V.L.D., que pretendia a reforma da sentença da 22ª vara Federal do Rio, favorável ao ato da OAB/RJ.

Entre outros argumentos, o advogado alegou que "a arguição de suspeição de idoneidade moral, suscitada no âmbito da OAB/RJ, somente se legitimará caso sobrevenha condenação definitiva", o que ainda não aconteceu, porque o processo não transitou em julgado.

No entendimento do relator do caso no Tribunal, desembargador Guilherme Calmon, o artigo 8º da lei 8.906/94 (clique aqui) - Estatuto da OAB - estabelece que a inidoneidade moral pressupõe a condenação, quando decorrer de possível prática de infração penal. "Portanto, o fato do impetrante (o advogado) não haver sido condenado criminalmente por sentença transitada em julgado faz prevalecer a noção de idoneidade moral", explicou.

Além disso - continuou -, "o artigo 5º, inciso LVII, da CF/88 estabelece que 'ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, consagrando a presunção de inocência, um dos princípios basilares do Estado de Direito como garantia processual penal, visando à tutela da liberdade pessoal'", ressaltou.

Por fim, o magistrado lembrou, em seu voto, que, vindo a ser confirmada a condenação, poderá a OAB/RJ cassar o registro profissional do impetrante, mantendo a integridade moral da entidade. "Obviamente, considero possível a identificação de outros fatos que, em tese, podem ser considerados indicativos de inidoneidade moral para a advocacia além de condenações penais. Entretanto, o motivo que ensejou o indeferimento do registro do impetrante se resumiu à sentença condenatória no âmbito da ação penal", encerrou.

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024