Herma
Estátua de Álvares de Azevedo restaurada será reinaugurada hoje, 29/4
Depois de toda uma história envolta da estátua imponente do poeta Álvares de Azevedo será reinaugurada após um minucioso trabalho de restauração.
Com a ajuda do projeto "Adote uma Escultura", e graças à parceria firmada com a Associação de Antigos Alunos e com o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados o busto de um dos três poetas que passou pelas Arcadas foi restaurado.
Com isso, o Centro Acadêmico "XI de Agosto" não apenas cumpre uma de suas mais antigas promessas, como também dá um passo importante rumo a valorização histórico-cultural de um patrimônio relevante da Cidade de São Paulo. Sendo assim, a 107ª Diretoria do Centro Acadêmico convida a todos para participarem da inauguração da obra restaurada de Álvares de Azevedo, hoje, 29/4, as 19h, no Parlatório do Largo de São Francisco.
(Para visualizar melhor clique aqui ou sobre a imagem)
___________
Das Arcadas para a praça da República. Da praça para as Arcadas.
No início do século passado, o Centro Acadêmico "XI de Agosto", entidade que representa os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, decidiu homenagear com bustos de bronze os três poetas das Arcadas. Para tanto, organizou um evento na Sala dos Estudantes com o então jornalista Euclides da Cunha, a fim de arrecadar verbas para a construção dos referidos bustos. O dinheiro, entretanto, só foi suficiente para o primeiro busto, de Álvares de Azevedo. Assim, quando se finalizou a construção da herma em questão, m 1907, o Centro Acadêmico decidiu doar a obra para a Prefeitura do Município de SP. O busto, por sua vez, foi instalado na Praça da República.
Apesar da reclamação dos estudantes de que o busto de Álvares estava maltratado, ele permanecia ali, na praça da República. Permanecia. No trespassar do último dia 20 para o dia 21 de maio, em plena madrugada, durante o que se denominou a "Virada Cultural de SP", os estudantes colocaram um ponto final no imbróglio sobre se a estátua deveria, ou não, ir para o Largo de S. Francisco.
Com efeito, em mais uma estudantada, os acadêmicos postaram-se diante da herma de Álvares de Azevedo. Mas não para a tradicional cantoria. Eles queriam levá-lo ao que eles que chamam de berço do poeta, o Largo de S. Francisco. E, de fato, foi o que fizeram.
Segundo os alunos foi uma medida histórica e também necessária por causa da má conservação em que a estátua se encontrava.
Presenças na reinauguração
A reinauguração contará com a presença da Literária Lygia Fagundes Telles, do professor Eduardo Vitta Marchi, do professor Dalmo de Abreu Dallari, além do presidente da Associação dos Antigos Alunos José Carlos Madia.
O poeta das Arcadas
“Poetas! amanhã ao meu cadáver
Minha tripa cortai mais sonorosa!...
Façam dela uma corda e cantem nela
Os amores da vida esperançosa!
Cantem esse verão que me alentava...
O aroma dos currais, o bezerrinho,
As aves que na sombra suspiravam,
E os sapos que cantavam no caminho!”
Trecho de "O poeta moribundo"
Entre 1848 e 1851, publicou alguns poemas, artigos e discursos. Depois da sua morte surgiram as Poesias (1853 e 1855), a cujas edições sucessivas se foram juntando outros escritos, alguns dos quais publicados antes em separado. As obras completas, como as conhecemos hoje, compreendem: Lira dos vinte anos; Poesias diversas, O poema do frade e O conde Lopo, poemas narrativos; Macário, "tentativa dramática"; A noite na taverna, contos fantásticos; a terceira parte do romance O livro de Fra Gondicário; os estudos críticos sobre Literatura e civilização em Portugal, Lucano, George Sand, Jacques Rolla, além de artigos, discursos e 69 cartas.
Preparada para integrar As três liras, projeto de livro conjunto de Álvares de Azevedo, Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães, a Lira dos vinte anos é a única obra de Álvares de Azevedo cuja edição foi preparada pelo poeta. Vários poemas foram acrescentados depois da primeira edição (póstuma), à medida que iam sendo descobertos.
__________________
____________
-
7/1/09 - Restauro e manutenção da herma do poeta Álvares de Azevedo- clique aqui.
__________________