Migalhas Quentes

Demarest Advogados anuncia novo sócio na área de Inovações Financeiras

Marcus Fonseca vai atuar no segmento de fintechs, sistemas de pagamentos e infraestrutura do mercado financeiro.

18/3/2025

Com o objetivo de expandir ainda mais sua atuação na área de Inovações Financeiras, o Demarest Advogados anuncia Marcus Fonseca como seu novo sócio, em linha com seu planejamento estratégico e a demanda crescente do setor.

O sistema financeiro do país passa por transformações constantes, marcadas pelo incremento da tecnologia e pelo avanço da regulamentação, que contribuem para a evolução do setor, influenciando novos modelos de negócios e criando novas oportunidades.

Até o primeiro semestre de 2024, a América Latina contava com 2.712 fintechs ativas, sendo 58,7% dessas startups de origem brasileira. O Brasil lidera em volume de investimentos feitos na região, representando mais de US$ 10 bilhões captados pelas fintechs do país, segundo dados do hub de inovação Distrito.

Com 15 anos de experiência no setor, Marcus vai atuar na área bancária e financeira, com foco na prestação de serviços e consultoria relacionados ao sistema de pagamentos, fintechs, ativos virtuais, crowdfunding, Open Finance, sandbox regulatório e tecnologia blockchain, além do desenvolvimento de novas estruturas e modelos de negócios. 

O novo sócio do Demarest assessora ainda clientes na criação de instrumentos jurídicos, políticas internas e na constituição de instituições financeiras e de pagamentos, em aspectos regulatórios, entre outros.

Também presta consultoria em assuntos relacionados a operações de câmbio, derivativos, securitização, formação de fundos e compliance por instituições financeiras com regras e regulamentos relevantes.

Mestre em Direito dos Negócios pela FGV Direito SP, Marcus é pós-graduado em Direito Empresarial pela mesma instituição e formado em Direito pela PUC do Paraná. Trabalhou no escritório Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP, em Nova York, e no Banco JP Morgan, no Brasil.

Marcus Fonseca é o novo sócio da área de Inovações Financeiras do Demarest Advogados.(Imagem: Divulgação)

"O panorama econômico mais desafiador, tanto no Brasil quanto no mundo, não tem impedido as instituições financeiras e de pagamentos de desenvolverem novos produtos e promoverem a democratização financeira", diz Marcus.

"A velocidade de inovações no setor financeiro, especialmente em áreas como fintechs, meios de pagamento, ativos virtuais e Open Finance, exige um acompanhamento jurídico cada vez mais especializado para garantir que novos produtos e serviços digitais sejam lançados de acordo com as normas vigentes, sem comprometer a segurança dos consumidores e a estabilidade do sistema financeiro", completa.

Para Fabio Braga, sócio do Demarest na área Bancária e Financeira, a contratação de Marcus é um reforço importante para a equipe em um contexto de crescentes demandas e desafios regulatórios.

"Com o marco legal dos criptoativos, a evolução de plataformas financeiras, e iniciativas como o pix, a moeda digital Drex e o desenvolvimento do Open Finance, a atuação de advogados especializados na área se torna cada vez mais relevante", afirma Fabio.

A expansão da área Bancária e Financeira, com foco no segmento de Inovações Financeiras, segue alinhada ao plano estratégico do escritório para o período de 2024 até 2026, com o objetivo de ampliar os negócios de forma sustentável, destaca Paulo Coelho da Rocha, managing partner e sócio do Demarest.

"Marcus é um profissional reconhecido no mercado e sua atuação será complementada com a experiência de nossas demais áreas, permitindo assim o desenvolvimento de novos negócios e a continuidade de um atendimento de excelência aos nossos clientes", comenta Paulo.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Seguradora não pagará por carro roubado fora do local de pernoite

24/3/2025

STF julga denúncia contra Bolsonaro; veja como foi primeira sessão

25/3/2025

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

25/3/2025

Fux suspende julgamento de mulher que pichou estátua da Justiça

24/3/2025

Juiz admite penhora de imóvel de R$ 9 mi mesmo sendo bem de família

25/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inclusão de riscos psicossociais pela NR-1 - Adequação empresarial e sanções

25/3/2025

A inflação de alimentos e a queda da popularidade do governo Lula

24/3/2025

Venda de precatório paga imposto de renda? O STJ diz que não!

25/3/2025

A reforma tributária e os benefícios trabalhistas: o que muda e como impacta as empresas?

24/3/2025

Plano de saúde para grávidas e recém-nascidos. Conheça as coberturas previstas em lei e os direitos de cada um

24/3/2025