O ministério da Educação publicou nesta quarta-feira, 21, no DOU, uma portaria que autoriza a Faculdade ESA-OAB - Faculdade Escola Superior de Advocacia da OAB Nacional a oferecer cursos superiores na modalidade de ensino a distância (EaD). A instituição planeja oferecer cursos nas áreas de tecnologia, marketing e gestão.
A Faculdade ESA-OAB se destaca por ser a primeira instituição de ensino superior no Brasil vinculada a uma entidade de classe. Entretanto, é importante ressaltar que ela não disponibilizará cursos de graduação em Direito.
O primeiro curso a ser oferecido será o "Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais". As atividades de ensino EaD serão realizadas em polos cadastrados no sistema e-MEC.
O credenciamento da ESA Nacional para a oferta de cursos superiores na modalidade EaD foi oficializado no DOU em 12 de agosto, com a aprovação unânime do CNE - Conselho Nacional de Educação, conforme o parecer CNE/CES 296/24. A sede da mantenedora da Faculdade ESA-OAB está situada no Edifício Conselho Federal da OAB, em Brasília.
Lançamento
A portaria que lança a Faculdade ESA-OAB foi assinada na terça-feira, 20, em uma cerimônia que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, de toda a diretoria nacional da entidade, além do diretor-geral e da vice-diretora geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte e Luciana Gluck Paul.