Migalhas Quentes

Juiz permite a postos funcionarem sem pagarem multa pecuniária de sócios

Magistrado Federal do DF concedeu liminar após considerar exigência ilegal.

17/6/2024

Rede de postos de combustíveis poderá funcionar sem que haja pagamento prévio de multas pecuniárias aplicadas a outras empresas dos sócios. Liminar foi concedida pelo juiz Federal Mateus Benato Pontalti, da 1ª vara Cível da SJ/DF, ao entender que a exigência do pagamento é ilegal.

No caso concreto, uma rede de postos de combustíveis impetrou um mandado de segurança para impedir que a ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis vinculasse a autorização para funcionamento dos postos da rede ao pagamento prévio de multas pecuniárias aplicadas a outras empresas associadas aos sócios.

Após análise dos autos, o juiz concordou com o pedido da rede, baseando-se no entendimento do TRF da 1ª região que considerou ilegal a exigência de quitação de débitos de outras empresas como condicionante à concessão de autorização para revenda de gás.

Pagamento de multas pecuniárias não é requisito para licença de postos.(Imagem: Freepik)

Além disso, o magistrado ressaltou que o STF, nos enunciados 70, 323 e 547 da súmula de sua jurisprudência, firmou entendimento no sentido de que não é possível usar sanção administrativa como meio de cobrança de débitos:

"Súmula 70 STF: É inadmissível a interdição de estabelecimento como meio coercitivo para cobrança de tributo.
Súmula 323 STF: É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos.
Súmula 547 STF: Não é lícito à autoridade proibir que o contribuinte em débito adquira estampilhas, despache mercadorias nas alfândegas e exerça suas atividades profissionais."

Dessa forma, o juiz concedeu a liminar para que a ANP, no prazo de cinco dias, conceda a autorização de funcionamento da atividade de revenda de combustíveis automotores em favor da rede, independentemente da existência de dívidas em nome dos sócios.

O advogado Onivaldo Freitas Júnior, do escritório S. Freitas Advogados, atua pela rede de postos.

Leia a liminar.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Posto é condenado após abastecer veículo com combustível errado

6/6/2024
Migalhas Quentes

TRF-6 permite delivery de combustíveis e venda flexível de outra marca

26/3/2024
Migalhas de Peso

As recentes modificações no mercado de combustíveis e o retrocesso ao direito do consumidor

16/11/2022

Notícias Mais Lidas

Sir José Eduardo e os Cavaleiros da Farsa Redonda

5/4/2025

STF dispensa registro de educador físico em atividades sem risco

4/4/2025

Sem ferir dignidade: Juízes permitem penhora de 15% e 30% de salários

4/4/2025

Juiz acusado de usar nome falso tem pagamento suspenso pelo TJ/SP

5/4/2025

Em 58, homem fingiu ser juiz, fugiu com armas e zombou da Justiça

6/4/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância predatória – Um modelo de negócio desregulado: altos custos sociais

5/4/2025

Doação sem proteção: O erro que arruinou Raquel em "Vale tudo"

4/4/2025

A hora do planejamento sucessório

4/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

Precatórios em São Paulo: Uma espera que não acaba nunca

4/4/2025