Migalhas Quentes

TJ/SP nega exclusão de post com críticas à prefeita de Praia Grande

Para o colegiado, a postagem do vídeo nas redes sociais não configurou crime, mas sim uma manifestação de pensamento direcionado a uma figura pública.

14/4/2024

A 9ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão que negou pedido para que adversário político excluísse vídeo com críticas à prefeita de Praia Grande publicado em redes sociais. Para o colegiado, a figura pública está sujeita a críticas, e o post não configurou qualquer crime.

Segundo os autos, o adversário político fez postagens afirmando que a prefeita pretendia tirar férias durante período conturbado na cidade e criticando o afastamento. Após a repercussão, a prefeita ingressou com pedido para que a publicação fosse retirada, sob a alegação de que o conteúdo é falso, abalou sua honra e gerou especulações negativas.

Postagem direcionada à prefeita de Praia Grande não será excluído das redes sociais(Imagem: Freepik)

Em seu voto, a relatora do recurso, desembargadora Daniela Cilento Morsello, apontou que, ainda que se trate de candidato a cargo público, a postagem evidencia a indignação de um cidadão em uma situação hipotética de férias.

Ela ressaltou que o gozo de férias é um direito legítimo e não implica imputação de fato vexatório à reputação. “A autora é figura pública e está sujeita a críticas, como as da postagem em comento, a qual, ao contrário do alegado, não configura crime contra a honra ou constrangimento".

"Aliás, não há nenhuma menção direta à pessoa da autora, mas sim ao cargo por ela ocupado e sua natural responsabilidade perante a municipalidade”, escreveu.

Também participaram do julgamento os magistrados Jane Franco Martins e Galdino Toledo Júnior. A decisão foi unânime.

Leia o acórdão.

Informações TJ/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TJ/SP nega indenizar prefeito criticado em rede social

28/1/2024
Migalhas Quentes

Cliente que criou Instagram para criticar empresa não deve indenizá-la

21/12/2023
Migalhas Quentes

Postagem de consumidor em rede social criticando empresa não gera dano moral

2/8/2020

Notícias Mais Lidas

Em petição absurda, advogado ataca juíza: “resquícios de senzala”

20/3/2025

STF valida resolução do CNJ sobre jornada de trabalho no Judiciário

20/3/2025

Aluna da USP que desviou R$ 1 mi e tirou CRM fará exame psicológico

20/3/2025

Procuradora exibe vídeo forte no STF e Toffoli adverte: “não deixaria”

20/3/2025

Juízes ignoram lei que isenta advogados de custas antecipadas

22/3/2025

Artigos Mais Lidos

Usucapião familiar – Proteção da propriedade e dignidade social

20/3/2025

Possibilidade de alteração de beneficiário de VGBL e PGBL por meio de disposição testamentária – Planejamento sucessório

21/3/2025

Decisão inédita julga ilegal exigência de quarentena e obriga PGFN a celebrar transação tributária

21/3/2025

In dubio pro societate x standard probatório intermediário: Testemunho indireto e provas inquisitoriais na pronúncia

20/3/2025

O grande mito do investimento governamental no agro: Quem realmente financia a produção rural no Brasil?

20/3/2025