Migalhas Quentes

Morre, aos 71 anos, o ministro aposentado do TST João Oreste Dalazen

Ministros prestaram homenagem ao magistrado.

5/3/2024

Faleceu na manhã desta terça-feira, 5, em Brasília, aos 71 anos, o ministro aposentado do TST João Oreste Dalazen.

Morre o ministro aposentado do TST João Oreste Dalazen.(Imagem: Fellipe Sampaio/Flickr TST)

O presidente e o vice-presidente do TST, ministros Lelio Bentes Corrêa e Aloysio Corrêa da Veiga, e a corregedora-Geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, expressaram, em nome da Corte, profundo pesar pelo falecimento do ministro aposentado.

"O Tribunal transmite seus pêsames à família e amigos neste momento de luto."

Em sessão do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso lamentou o falecimento do magistrado, que foi também membro do Conselho. “Importante juiz que militou na Justiça do Trabalho”.

Trajetória 

João Oreste Dalazen nasceu em Getúlio Vargas/RS em 12 de janeiro de 1953.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, onde posteriormente concluiu o mestrado e lecionou como professor assistente. Lecionou também na PUC/PR e na UnB.

Foi procurador da Caixa Econômica Federal entre 1978 a 1980, e foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para o cargo de promotor de Justiça do Paraná em 1978, não tendo tomado posse.

Ingressou na magistratura trabalhista em 1980 como juiz do Trabalho substituto, sendo promovido para o TRT da 9ª região em 1993.

Em 1996, foi nomeado para o cargo de ministro do TST pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em vaga destinada a magistrado de carreira. 

Foi corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, vice-presidente e presidente do Tribunal Superior. Sua gestão na Presidência do TST, no biênio 2011-2013, foi marcada por iniciativas como o Programa Trabalho Seguro, lançado durante as obras de construção civil dos estádios da Copa do Mundo de 2014.

Aposentou-se em 16 de novembro de 2017.

Nota de pesar

O escritório Dalazen, Pessoa & Bresciani Advogados, do qual o ministro era sócio-fundador, emitiu nota destacando que Dalazen foi "lutador incansável, que viveu a magistratura em sua plenitude". 

Nota de falecimento - Dalazen, Pessoa & Bresciani Advogados

É com profundo pesar que comunicamos a triste notícia do falecimento do nosso sócio-fundador Ministro João Oreste Dalazen, ocorrido na manhã desta terça-feira (05/03), em Brasília.

O Ministro Dalazen foi mais do que um magistrado exemplar, foi um lutador incansável, que viveu a magistratura em sua plenitude, dedicando toda sua vida à carreira. Sua trajetória foi marcada por uma retidão e valentia ímpares, características que o tornaram uma referência no universo jurídico.

A vida e a obra do Ministro Dalazen continuarão a inspirar as gerações futuras, lembrando-nos da importância de uma justiça imparcial, corajosa e comprometida com o bem comum. Que sua memória perdure como um farol, guiando-nos pelos caminhos da ética, da verdade e da dignidade humana.

Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas do Ministro Dalazen neste momento de dor e pesar. Que encontrem conforto e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.

Solidários na saudade, prestamos nossas mais sinceras condolências, honrando a memória e o legado do estimado Ministro Dalazen.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TST remete ao STF ação que analisa turnos ininterruptos de revezamento

2/2/2024
Migalha Trabalhista

TST julgará aplicação retroativa da Lei da Reforma Trabalhista

2/2/2024
Migalhas Quentes

TST vai julgar aplicação retroativa da reforma trabalhista

25/1/2024

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024