Migalhas Quentes

TozziniFreire Advogados promove lançamento de livro sobre antitruste nacional

Vivian Fraga, sócia da área de Direito da Concorrência, é uma das organizadoras da obra coordenada pelo Ibrac.

4/3/2024

O escritório TozziniFreire Advogados promove hoje, 4/3, o lançamento do livro "Fusões Verticais e Conglomerais sob a Lente Antitruste" (editora Singular), em SP. A obra foi organizada por Vivian Fraga, sócia da área de Direito da Concorrência do escritório, e pela professora de economia Adriana Hernandez Perez, da FGV, com coordenação do Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência). 

TozziniFreire Advogados promove o lançamento do livro “Fusões Verticais e Conglomerais sob a Lente Antitruste” , organizada pela sócia Vivian Fraga.(Imagem: Divulgação Ibrac)

"São mais de 70 autores explorando uma diversidade temática impressionante relacionada ao assunto do momento que é a análise concorrencial das fusões não horizontais. O livro tem prefácio da santíssima trindade do antitruste brasileiro, os presidente e superintendente do Cade e o presidente do Ibrac", afirma Vivian Fraga, sobre o livro publicado em dezembro de 2023. 

Renê Medrado, diretor-presidente do Ibrac, diz que tem orgulho de apresentar o livro à comunidade antitruste. Segundo ele, a obra é um trabalho inovador, de abordagem compreensiva e que confirma tanto a atualidade candente do tema quanto sua relevância econômica para a área de direito concorrencial. 

"É uma obra que incorpora por excelência os valores mais caros institucionalmente para o Ibrac: a colaboração entre os membros da nossa comunidade antitruste privada, a colaboração dessa comunidade com as autoridades antitruste, e o processo saudável e dialético de advocacy entre tais atores que culminou na produção do Guia V+ do Cade [documento que consolida as melhores práticas e procedimentos adotados pela autarquia]", afirma Medrado. 

Dividido em quatro partes, a obra inicia falando sobre o arcabouço analítico usado nas fusões pelas principais autoridades de concorrência do mundo e se aprofunda na economia aplicada. A segunda parte traz as teorias de dano dos atos concentração, eficiências e remédios nas fusões não horizontais.  

"Essa parte é interessante pois apresenta o diagnóstico no Brasil tanto quantitativamente quanto qualitativamente, incluindo estudos de caso da jurisprudência nacional, como Itau/XP, AT&T/Time Warner", explica Fraga. 

Na terceira parte do livro, é apresentado um panorama internacional a partir dos casos mais notáveis com análises, implicações concorrenciais e jurisprudenciais, como  Iluma/Grail, / Grail, Google/Fitbit, Microsoft/ Activision, Tesco/Booker, Heinecken/Punch, Essilor/Luxottica, entre outros.  

Já a última parte da obra explora as fronteiras do debate em relação às fusões não horizontais, com temas contemporâneos e emergentes, como plataformas digitais e sustentabilidade. Nesta seção, o leitor encontrará ainda reflexões importantes e críticas sobre o conceito adequado de integração vertical para o enforcement concorrencial brasileiro e a inadequação do formulário de notificação para a análise dessas fusões não horizontais. 

A obra está disponível nas livrarias tradicionais e nas principais plataformas de vendas de livros – Amazon e Apple Book. Quem quiser uma cópia tem a opção de comprar direto com o Ibrac, basta informar o interesse na aquisição entrando em contato direto pelo site da instituição. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024