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“Maior vitrine é a internet”, dizem advogados que apostam no TikTok

Em meio a danças e desafios virais, profissionais do meio jurídico se destacam divulgando conteúdo informativo de forma simplificada e descontraída.

8/8/2023

Na era digital em que vivemos, a conectividade se tornou uma realidade inescapável. Hoje, as redes sociais desempenham um papel fundamental na forma como interagimos, compartilhamos informações e construímos relacionamentos. Nesse cenário, uma plataforma emergiu como uma verdadeira sensação entre os usuários, tornando-se não apenas um espaço de entretenimento, mas também uma ferramenta poderosa para profissionais de diversas áreas: o TikTok.

No âmbito do mundo jurídico, onde a competição é acirrada e a busca por destaque é constante, alguns advogados encontraram no TikTok uma oportunidade única para conquistar espaço, divulgar conteúdo relevante e atrair novos clientes.

Ao transformarem a complexidade do Direito em vídeos curtos, esses profissionais demonstram que, em meio a danças e desafios virais, é possível educar e informar sobre questões jurídicas de forma acessível e simplificada.

A seguir, contaremos a história de dois advogados que utilizam a plataforma como auxílio para construir suas marcas pessoais.

Mais de 300 mensagens

Com mais de 2.7 milhões de seguidores, Fernando Chagas conta que começou a fazer vídeos inicialmente com intuito meramente informativo. “Já assistia TikTok na pandemia e vi dois advogados na época que produziam vídeos para a plataforma com milhares de seguidores e vi que poderia fazer também”, relata.

Ele explica que no início postava sobre os temas mais comuns do dia a dia, mas depois começou a responder perguntas dos próprios comentários em vídeo. “Hoje em dia me marcam em vídeos caseiros para comentar.”

Especializado em Direito do Consumidor, Chagas diz que recebe só no WhatsApp do escritório mais de 300 mensagens por dia, de clientes que chegaram até ele depois de ter visto seu perfil.

“Se for somar todo tipo de tentativa de contato por comentário em vídeo e até nas redes por mensagem privada, deve passar de 10 mil por dia fácil, mas nesses casos não dou conta.”

A respeito dos frutos profissionais, Fernando afirma que as redes sociais aumentaram significativamente a demanda do escritório.

“Também consigo auferir renda de outras formas, como parcerias para casos que o escritório não pega, monetização em vídeos e publicidade.”

@seusdireitos

? som original - FERNANDO CHAGAS | ADVOGADO

Grande vitrine

A criminalista Ariane Deves, que acumula mais de 303 mil seguidores no TikTok, começou a vida nas redes sociais em meados de setembro de 2021.

“Havia me mudado para uma cidade maior e percebi a necessidade de me tornar conhecida para que pudesse prospectar mais clientes. Já possuía Instagram, mas não sabia como criar conteúdo de maneira assertiva e que me rendesse conexão com os seguidores e fechamento de contratos. Quando decidi investir meu tempo nas redes sociais e tratá-las como uma ferramenta de trabalho, as coisas começaram a acontecer. No TikTok, por exemplo, poucos advogados compartilhavam rotinas de trabalho. Eu, por ser advogada criminalista, comecei postando vlogs e esclarecendo dúvidas corriqueiras. Percebi que a área criminal desperta muita curiosidade e usei isso a meu favor.”

As ideias para os vídeos, segundo a advogada, surgem naturalmente, com o dia a dia do trabalho e com situações que enfrenta.

“Procuro sempre trazer assuntos novos, pautas quentes e principalmente mostrar a realidade da advocacia e do sistema judiciário, o que me fez criar uma conexão muito grande com o público. Ser transparente e verdadeira me permite ter essa aproximação com o seguidor que sempre é um potencial cliente.”

Ela conta que, hoje, a maior forma de prospecção de clientes é através das redes sociais.

“Os que não vêm de lá, vêm através de indicação, mas até mesmo estes, sempre dão uma conferida para saber quem é o profissional indicado. Conseguimos ter essa métrica porque os próprios dizem que acompanham ou que viram algum conteúdo. A maior e melhor vitrine atualmente é a internet.”

De acordo com a criminalista, apesar de haver muito conteúdo despretensioso no TikTok, existe um nicho de informação muito grande.

“A plataforma te permite ‘viralizar’ muito rápido, o que significa um alcance infinito. Atendo pessoas do país todo e já atendi inclusive flagrante de um contratante do Nordeste, que me acompanhava na rede social e teve um amigo preso em uma cidade próxima a minha.”

Ariane relata que sofre críticas diárias por abordar o Direito de uma forma não tão convencional, mas diz que já de se acostumou.

“Nós, por sermos criminalistas, já sabemos que não agradaremos a todos. Ainda mais com a exposição para um número infinito de pessoas. Ocorre que mesmo quando existem as críticas, consigo utilizá-las a meu favor e converter em conteúdo ou ainda me posicionar mais fortemente, demonstrando para o meu cliente ou potencial cliente como penso e como costumo agir.”

@arianedeves.advogada #advogadacriminalista #criminalistas #advogada #estudantededireito #criminalista #advogadaonline #penitenciaria #soltaopresoseujuiz ? som original - Ariane Deves | CRIMINALISTA
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