Presente durante o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália, o ministro do STJ Rogerio Schietti, concedeu entrevista à TV Migalhas e abordou a repressão policial e suas nuances.
Para o ministro, o Brasil é um país culturalmente autoritário e violento. Em suas análises, isso se passa devido ao treinamento das agências estatais que integram o sistema de Justiça criminal, sobretudo o das polícias. Segundo o ministro, embora hoje as polícias tenham concurso público e sejam treinadas com disciplinas dos direitos humanos, ainda existe um funcionamento muito voltado para o confronto e repressão de pessoas.
“Isso gera conflitos, atitudes violentas e estatais, e em última análise nós não temos sido capazes de coibir essa atuação violenta por parte dos agentes estatais que estão no fronte do combate à criminalidade.”
Veja a entrevista:
O evento
A Universidade Sapienza de Roma, em parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional) realiza, de 2 a 5 de maio, o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália. A programação conta com temas como legalidade tributária, novas tecnologias, desafios da economia digital, coisa julgada em matéria tributária, criptomoedas, NFTs, e muito mais.