Migalhas Quentes

Conflito tributário é solucionado por métodos alternativos, diz Cueva

Ministro falou do projeto que tramita no Senado que vai criar uma arbitragem tributária.

2/5/2023

Diretamente do evento "Tributação e Economia Digital", que ocorre em Roma, na Itália, o ministro Villas Bôas Cueva, ressaltou a positividade do fato de meios alternativos de solução de conflitos já serem usados para resolver conflitos tributários.

"Já existe uma lei que disciplina a transação tributária que tem sido usada pelas Fazendas Públicas e no particular, pela Fazenda nacional, com muito sucesso. É um dispositivo CTN que existe há décadas, mas que foi disciplinado recentemente, e que passou a ser usado pelas procuradorias com muito entusiasmo."

O ministro contou ainda que tramita no Senado um projeto que procura criar uma arbitragem tributária, tanto para o mundo real como para o mundo virtual.

Assista ao vídeo.

O evento

A Universidade Sapienza de Roma, em parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB (ESA Nacional) realiza, de 2 a 5 de maio, o curso de alta formação "Tributação e Economia Digital", em Roma, na Itália. A programação conta com temas como legalidade tributária, novas tecnologias, desafios da economia digital, coisa julgada em matéria tributária, criptomoedas, NFTs, e muito mais.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Meios alternativos de solução de conflitos e a nova lei de licitações e contratos administrativos

11/4/2023
Migalhas de Peso

Tributação de software no Brasil: definições e incertezas

10/4/2023
Migalhas de Peso

Breve overview do marco legal dos criptoativos

6/12/2022

Notícias Mais Lidas

Seguradora não pagará por carro roubado fora do local de pernoite

24/3/2025

STF julga denúncia contra Bolsonaro; veja como foi primeira sessão

25/3/2025

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

25/3/2025

Fux suspende julgamento de mulher que pichou estátua da Justiça

24/3/2025

Juiz admite penhora de imóvel de R$ 9 mi mesmo sendo bem de família

25/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inclusão de riscos psicossociais pela NR-1 - Adequação empresarial e sanções

25/3/2025

Venda de precatório paga imposto de renda? O STJ diz que não!

25/3/2025

A inflação de alimentos e a queda da popularidade do governo Lula

24/3/2025

A reforma tributária e os benefícios trabalhistas: o que muda e como impacta as empresas?

24/3/2025

Plano de saúde para grávidas e recém-nascidos. Conheça as coberturas previstas em lei e os direitos de cada um

24/3/2025