Migalhas Quentes

STJ começa a julgar desembargador que negociou cargo a filho e esposa

Magistrado é acusado de receber vantagem indevida via esposa e filho em troca de apoio à candidatura de advogada indicada pelo ex-governador ao TJ/MG.

1/2/2023

A Corte Especial começou a analisar nesta quarta-feira, 1º, recebimento da denúncia contra o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, do TJ/MG, por corrupção passiva. O julgamento foi pausado por pedido de vista do ministro Og Fernandes.

Até a suspensão do julgamento, o relator, ministro Herman Benjamin, votou pelo recebimento da denúncia. O ministro Luís Felipe Salomão divergiu, e foi acompanhado pelo ministro Benedito Gonçalves.

 

Alexandre Victor de Carvalho foi denunciado pelo MPF em abril de 2020, por solicitar e receber vantagem indevida em benefício da esposa e do filho – com a nomeação de ambos para cargos na administração estadual – em razão e no exercício da função.

Segundo o Ministério Público Federal, a prática de corrupção passiva de Alexandre de Carvalho se deu em troca de apoio à candidatura de uma advogada ao cargo de desembargadora do TJ/MG pelo Quinto Constitucional, na vaga destinada à OAB, apoiada pelo governo do Estado, à época.

A peça de acusação narra as ligações do marido da advogada com o partido do então governador do Estado, com registros de amizade com membros expoentes do partido. De acordo com a acusação, nesse cenário público e notório, bastava que a advogada integrasse a lista tríplice para ser escolhida pelo governador mineiro, como de fato ocorreu.

De acordo com a denúncia, o desembargador estava ciente do interesse do governo de Minas Gerais em nomear a advogada citada. Dessa forma, para garantir vantagens indevidas à esposa e ao filho, passou a utilizar do cargo de desembargador para garantir que a advogada integrasse a lista tríplice do Tribunal e, em troca disso, concretizar seus objetivos.

Segundo o MPF, como compensação, por sua atuação, o desembargador obteria a vantagem da nomeação para funções públicas da esposa, por meio do líder do governo na Assembleia Legislativa, e do filho, junto ao procurador-Geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF realiza sessão histórica de abertura do ano judiciário

1/2/2023
Migalhas Quentes

STF divulga calendário do primeiro semestre do ano Judiciário de 2023

26/1/2023

Notícias Mais Lidas

CNJ lança novo portal para centralizar serviços do Judiciário

3/12/2024

Eleições OAB 2024: Conheça os novos conselheiros Federais das seccionais

2/12/2024

Dino comemora vitória do Botafogo na Libertadores durante seu casamento

2/12/2024

Mulher que enganou Exército por 33 anos terá de devolver R$ 3,7 mi de pensão

1/12/2024

Defensor público e advogado são presos por ameaças e destruição de provas

3/12/2024

Artigos Mais Lidos

Doenças que têm direito ao LOAS: Quais são e como solicitar

2/12/2024

A transição do PIS e Cofins para a CBS: O que você precisa saber?

1/12/2024

Oportunidades tributárias para pessoas físicas

3/12/2024

Art. 166 do CTN, um dispositivo inútil

3/12/2024

Poder de perdoar: Biden, Bolsonaro e limites do indulto presidencial

3/12/2024