Migalhas Quentes

Advogada do Demarest é nomeada para Comitê de Direito Penal da IBA

Fabyola En Rodrigues será responsável pelo Fórum Regional Latino-Americano da organização.

18/1/2023

Fabyola En Rodrigues, sócia das áreas Penal Empresarial e de Compliance do Demarest Advogados, foi nomeada para integrar o Comitê de Direito Penal, na qualidade de Officer responsável pelo Fórum Regional Latino-Americano do IBA (international Bar Association), principal organização internacional que reúne advogados e associações de advogados de 170 países.

Fabyola En Rodrigues(Imagem: Divulgação)

Os comitês realizam projetos, conferências, webinars, além de publicações e boletins informativos, com o objetivo de avançar na prática jurídica e em temas que tenham repercussão internacional, tais como investigações defensivas, crime ambiental, lavagem de dinheiro, responsabilidade criminal da pessoa jurídica e as implicações para os administradores, entre outros.

Com a nomeação, a advogada vai participar de reuniões e temas regulares não só do conselho, mas do comitê e Fórum LPD que acontecem duas vezes por ano, geralmente em maio nas reuniões semestrais e na conferência anual da organização. A nomeação é válida por dois anos, de janeiro de 2023 a dezembro de 2024.

"A política criminal brasileira está cada vez mais alinhada com as soluções não litigiosas propostas por outros países, tais como o acordo de não persecução penal. Que venham novas ideias para solucionar problemas comuns, como atribuição de responsabilidade criminal, tanto do ente privado como do público, diante de áreas contaminadas pela atividade industrial ou decorrente de acidentes ambientais", diz a advogada do Demarest. "Estou muito honrada com o convite para integrar esse seleto grupo de profissionais internacionais, certa de poder contribuir com minha experiência profissional e acadêmica".

A IBA é uma organização fundada em 1947, logo após a criação da Organização das Nações Unidas, e nasceu da convicção de que uma organização formada pelas ordens de advogados do mundo todo poderia contribuir para a estabilidade e a paz globais por meio da administração da justiça. 

Nos 75 anos que se seguiram desde a sua criação, a organização evoluiu, de uma associação composta exclusivamente por ordens de advogados e sociedades de advogados, para uma entidade que incorpora advogados internacionais de forma individual e escritórios inteiros. Atualmente, é composta por mais de 80 mil advogados internacionais individuais, a maior parte dos principais escritórios do mundo, e reúne cerca de 190 ordens e sociedades de advogados em mais de 170 países.

"A IBA tem experiência considerável em fornecer assistência à comunidade jurídica global e, por meio de seus membros globais, influencia o desenvolvimento da reforma do direito internacional e molda o futuro da profissão jurídica em todo o mundo", informa a entidade em seu site.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024