Migalhas Quentes

Maria Tereza Fonseca Dias, do VLF, publica três novos livros

Com temáticas essenciais às mudanças que vêm atingindo o Direito Administrativo, os livros recém-publicados enriquecem o debate acerca de assuntos como o Direito Comparado, as Parcerias Público-Privadas e a governança na Lei nº 14.133/2021.

1/11/2022

A sócia-executiva da área de Direito Administrativo e Regulatório do escritório Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados, Maria Tereza Fonseca Dias, publicou e coordenou três novos livros com temáticas de extrema relevância para o Direito Administrativo e Regulatório.

Maria Tereza Fonseca Dias(Imagem: Divulgação)

O primeiro deles, em coautoria com Maria Elisa Braz Barbosa, intitulado "Parcerias Público-Privadas na Saúde: análise comparativa da experiência do Brasil e do Reino Unido" (Editora Expert, 2021) (clique aqui), promoveu o estudo da legislação brasileira acerca da aplicação da Lei nº 11.019/2004 e a do Reino Unido, quanto ao modelo do Project Finance Iniciative ("PFI"). A partir de análise comparativa entre os dois países, o texto tratou das vantagens e desvantagens práticas da adoção do modelo das Parcerias Público-Privadas na área da saúde. No livro, um dos capítulos apresenta detalhado estudo de casos dos contratos de PPP na área da saúde, no Brasil, conduzido por diversos estudiosos do tema, incluindo o advogado da equipe de Direito Administrativo e Regulatório do Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados, Bruno Fontenelle Gontijo.

O segundo livro, lançado sob coordenação de Maria Tereza, intitulado "Direito Administrativo Comparado: desafios metodológicos e questões jurídicas contemporâneas" (Editora Expert, 2022) (clique aqui), elucida importantes conceitos sobre o Direito comparado, que ainda é campo de estudo e investigação prematuro no Brasil. O livro traz estudos de autores nacionais e estrangeiros e contou com a colaboração de pesquisadores da Escola de Direito da Universidade de Minho (Portugal), versando sobre temas atuais do Direito Administrativo contemporâneo.

Por fim, a autora organizou o livro "Governança nas contratações públicas contemporâneas: de acordo com a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei nº 14.133/2021" (Editora Dialética, 2021) (clique aqui). O livro pontua os avanços e desafios da contratação pública, a partir da modernização das relações e princípios jurídicos que regem os contratos administrativos, de forma a enriquecer o estudo e a aplicação da nova Lei de Licitações e Contratos.

Maria Tereza Fonseca Dias é sócia-executiva e coordenadora da equipe de Direito Administrativo e Regulatório do Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados e professora associada do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFMG.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Seguradora não pagará por carro roubado fora do local de pernoite

24/3/2025

STF julga denúncia contra Bolsonaro; veja como foi primeira sessão

25/3/2025

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

25/3/2025

Fux suspende julgamento de mulher que pichou estátua da Justiça

24/3/2025

Juiz admite penhora de imóvel de R$ 9 mi mesmo sendo bem de família

25/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inclusão de riscos psicossociais pela NR-1 - Adequação empresarial e sanções

25/3/2025

Venda de precatório paga imposto de renda? O STJ diz que não!

25/3/2025

A inflação de alimentos e a queda da popularidade do governo Lula

24/3/2025

Acordo de sócios e regras de gestão em sociedades médicas

25/3/2025

O que é equiparação hospitalar e como clínicas médicas podem pagar menos impostos?

25/3/2025