Migalhas Quentes

IAB divulga nota sobre a proclamação das eleições

"O momento é de deixar de lado a luta eleitoral, mirar o futuro e promover a reunificação de um país desmanchado institucionalmente e lamentavelmente dividido pela intolerância", diz a nota.

1/11/2022

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros divulgou, no último domingo, 30, "Nota sobre a proclamação das eleições", a qual destaca e cumprimenta o trabalho exercido pelo TSE, que logrou manter hígidas as eleições e o respeito às urnas. 

(Imagem: IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

Segundo a nota, o momento é de deixar de lado a luta eleitoral, mirar o futuro e promover a reunificação de um país desmanchado institucionalmente e lamentavelmente dividido pela intolerância.

Confira a íntegra da nota:

Nota do IAB sobre a proclamação das eleições

O INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS (IAB) cumprimenta o presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva e deseja plena sabedoria e sucesso no seu mandato, que se iniciará no dia 1º de janeiro de 2023. O IAB, na qualidade de instituição que acompanhou todos os acontecimentos históricos da República brasileira, parabeniza as instituições democráticas que participaram do processo eleitoral e cumpriram de forma intransigente o seu papel na defesa do Estado Democrático de Direito. O IAB, em especial, destaca e cumprimenta o trabalho exercido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que, nesse tortuoso processo eleitoral, logrou manter hígidas as eleições e o respeito às urnas. 

O momento é de deixar de lado a luta eleitoral, mirar o futuro e promover a reunificação de um país desmanchado institucionalmente e lamentavelmente dividido pela intolerância. O fechamento do ciclo duro e renhido do processo eleitoral nos trouxe a certeza de que o País precisa de pacificação para retomar o seu crescimento. Alcançar o caminho da democracia social, combater o discurso discriminatório de raça e de gênero, proteger o meio ambiente, promover a cultura, defender os direitos humanos, unir empresas e trabalhadores, avançar no desenvolvimento econômico e social, impedir a desinformação, reocupar o protagonismo internacional, assegurar a liberdade de Imprensa e todas as liberdades constitucionais são compromissos a serem urgentemente revisitados. E que eles representem uma nova era de maior soberania e harmonia. Com isso, iremos garantir o fortalecimento de nossa democracia – a grande vitoriosa do dia de hoje –, que comprovou ser sólida e capaz de carregar em seus largos e fortes ombros a nossa plena institucionalidade constitucional. 

O IAB continuará vigilante e acompanhando com independência todo o processo de transição de mandato, que passará pela diplomação dos eleitos e suas posses, a fim de que esse período se dê de forma republicana e em benefício aos anseios democráticos da Nação brasileira.

 Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2022.

 INSTITUTO DOS ADVOGADOS BRASILEIROS

Sydney Sanches

Presidente

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024