Migalhas Quentes

Patricia Vanzolini fala sobre representatividade feminina no trabalho

Para a presidente da OAB/SP, "as mulheres não precisam de catapultas, mas sim da remoção dos obstáculos”.

20/10/2022

Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da seccional de São Paulo da OAB, Patricia Vanzolini, concedeu entrevista à TV Migalhas durante a Fenalaw 2022. A presidente comentou sobre o caminho das mulheres no mercado de trabalho e a importância da OAB no sistema democrático.

Em sua fala, a advogada faz analogia a um “teto de vidro” fomado por mosaicos que possuem várias facetas, assim como os inúmeros fatores que impedem as mulheres de ascenderem nos cargos de liderança. Para ela, empresas que possuem mulheres em altos destaques são mais atentas à representatividade feminina.

“Uma coisa que notamos é que, quando há mulheres em cargos e postos de liderança, outras mulheres chegam mais fácil, porque instituições, governos e empresas, que tenham mulheres em cargos de liderança, tem mais atenção para esse problema.”

A presidente também reafirma que não é um assunto fácil de ser lidado, mas não deve ser cedido ao campo do discurso meritocrático e superficial, como o “se eu consigo, ela consegue”.

“É preciso que entendamos muito bem quais são os nossos privilégios. Eu sou mulher, mas sou mulher branca, cis, mulher de classe média alta, então evidentemente eu já tenho uma sérire de privilégios que outras mulheres como as mulheres negras, as mulheres pobres não tem.”

Ainda, Patricia Vanzolini, acha importante relembrar que mesmo as mulheres privilegiadas chegaram onde estão ainda com muito sofrimento, sacrifício, e mesmo assim muitas outras ficaram pelo caminho. Para ela é de extrema importância que as politicas públicas institucionais abram espaços para as mulheres.

“Não que catapultem as mulheres, não precisa de nenhuma catapulta, porque disso elas tem mérito. Elas só precisam que os obstáculos sejam removidos, elas não podem ser impedidas de avançarem por serem mulheres e as instituições tem o compromisso de remover esses obstáculos para que elas possam brilhar.”

Assista:

Outrora, questionada sobre a importância da OAB, a advogada ressalta a credibilidade da instituição diante a sociedade.

“Quando a OAB fala a sociedade escuta e leva em consideração, por isso o papel assumido é de responsabilidade. Por isso, a necessidade de neutralidade em relações a politicas partidarias ou ideologicas. A OAB não pode ter partido por óbvio.”

Patricia ainda reforça a necessidade da instituição em ter firmeza no processo democrático, eleitoral, e o combate as fake news ou qualquer tipo de manipulação. Para ela o papel da OAB é fundamental para “fazer com que a sociedade perceba o valor das instituições na democracia”.

Confira: 

O evento

De 19 a 21/10 acontece, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP, a Fenalaw 2022. O evento trará sete salas simultâneas com muito conteúdo e cases de sucesso, mais de 300 palestrantes, 21 seminários, Fenatalks, Tech Village, Vila do Conhecimento e mais de 100 expositores e patrocinadores para trazer todas as novidades do mercado de gestão, tecnologia, e inovação jurídica.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Gerente do Bradesco cita requisitos para boa gestão de privacidade

20/10/2022
Migalhas Quentes

Rony Vainzof analisa inteligência artificial na perspectiva jurídica

19/10/2022
Migalhas Quentes

Alexandre Motta pontua relevância da rede social no marketing jurídico

19/10/2022
Migalhas Quentes

“Desafio”, diz Tartuce sobre adaptação do Direito Civil às tecnologias

19/10/2022
Migalhas Quentes

Barroso: Vença quem vencer, precisamos respeitar quem pensa diferente

19/10/2022

Notícias Mais Lidas

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Bolsonaro será preso na investigação de golpe? Criminalistas opinam

22/11/2024

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

22/11/2024

CNJ e ANS firmam acordo para reduzir judicialização da saúde suplementar

22/11/2024

Discursos de legalidade na terceira República brasileira

22/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Reflexões sobre a teoria da perda de uma chance

22/11/2024

STJ decide pela cobertura de bombas de insulina por planos de saúde

22/11/2024