A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo sediou, na última sexta-feira, 7, a 5ª edição do Interfaculdades do Conselho de Segurança da ONU, organizado pela PUC-SP. O evento abordou a temática “Invasão da Ucrânia pela Rússia”.
O evento contou com a participação de diversos acadêmicos do Direito em importantes instituições no Brasil. Os discentes, orientados por seus professores, elaboraram propostas em um julgamento simulado do Conselho de Segurança das Nações Unidas envolvendo a Crise Humanitária em face da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Compondo a mesa, estiveram presentes o Docente da FDSBC, Dr. Rui Décio Martins, Professor Titular em Direito Internacional; A Ex-Professora da FDSBC, Drª. Vera Liquidato; O Professor de Direito da PUC-SP e Coordenador do evento, Dr. Antonio Marcio Guimarães, Professora de Direito da PUC-SP, Ma. Claudia Villagra, Prof. Dr. Miguel Ângelo Marques e o Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo, Jorge Rybka.
A Direito São Bernardo representou os Emirados Árabes. A equipe foi composta pelos alunos, Ana Paula Finato, Glaciane Gonçalves, Isabella Knapp Canossa, Isabelle Cabello Magnani, Luise Aiko Sugayama, Maria Vitoria Tortosa Rodrigues Alves e Marina Cavalcanti dos Santos.
Rui Décio Martins comentou sobre a importância da simulação para o conhecimento profissional. “Os alunos participantes podem compreender como funciona na prática, tendo em vista que eles precisam pesquisar o caso, os países envolvidos, além da opinião de cada membro do conselho de segurança sob o conflito. É como se estivessem vendo, mesmo em uma escala bem pequena, como é difícil o papel de manter a paz internacional”.