Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro avançaram sobre a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na noite desta segunda-feira, 6. Eles teriam furado o bloqueio da polícia militar do DF e invadido a área com carros e caminhões.
Caminhoneiros e demais manifestantes estavam parados mas, por volta das 20h, teriam pressionado policiais para ultrapassar o bloqueio e conseguir acesso. Grades de segurança que estavam ao longo da via foram retiradas pelo grupo.
Há informações de que os caminhões seriam liberados a partir da meia noite, mas a antecipação teria sido negociada com a polícia militar do DF, responsável pelo bloqueio da via.
Por volta das 22h50, manifestantes e caminhões estavam na altura do palácio do Itamaraty, nas proximidades do Congresso Nacional. No vídeo, é possível ver que uma barreira policial, com grades, impede a passagem para que o grupo não chegue à Praça dos Três Poderes.
Há ameaça de invasão no STF, mas, no início da madrugada, estavam chegando reforços policiais.
No canal da TV Migalhas no Youtube, é possível ver uma série de vídeos de cobertura do ato. Acesse aqui.
Assista ao momento da invasão:
Há uma barreira policial protegendo o Congresso e a Praça dos Três Poderes. Veja:
Os manifestantes carregam faixas com ataques ao STF. Uma delas, com dizeres em inglês, pede a prisão dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, e afirma que a Corte é o câncer do Brasil.
No início da madrugada, o clima era de "festa". Com famílias no local, há vendedores de água, pipoca e churrasco. Apesar da aglomeração, quase não há manifestantes usando máscaras de proteção.
Uma grande quantidade de caminhões participam do ato.
Confira fotos da manifestação: