Migalhas Quentes

OAB/RJ sai em defesa de advogada agredida e presa após confusão

De acordo com a seccional, uma advogada teve a carteira da OAB arrancada de suas mãos, jogada ao chão e pisoteada.

4/6/2021

(Imagem: Pexels)
Nesta quinta-feira, 3, a OAB/RJ acusou um grupo de policiais militares de agredir uma advogada em incidente ocorrido no Largo do Machado, zona sul da capital fluminense.

Segundo a seccional, a advogada foi agredida e presa após questionar uma prisão que considerou arbitrária durante uma confusão envolvendo entregadores de comida por aplicativo.

De acordo com a OAB/RJ, a causídica foi “agredida fisicamente e conduzida de maneira violenta à delegacia. Além disso, a advogada teve a carteira da OAB arrancada de suas mãos, jogada ao chão e pisoteada”.

Segundo informações de jornais locais, o tumulto aconteceu em razão de preferência em fila para retirar bicicletas para uso por um app. A fila era formada, em sua maioria, por entregadores de comida por aplicativo.

A imprensa local informou que os PMs interferiram na ordem de quem retiraria as bicicletas dando, assim, início à confusão. Entre as pessoas na fila para retirar uma bicicleta, estava a advogada, que tentou mediar o conflito.

Segundo a OAB/RJ, as agressões físicas, verbais e morais a uma advogada por parte de policiais demonstram não apenas o despreparo de profissionais, mas caracterizam um evidente desrespeito ao Estado democrático de Direito e à cidadania. Ao ignorar seus deveres perante a sociedade, o agente estatal atinge a própria entidade e coloca em risco toda a coletividade.

Veja a íntegra da nota da OAB do Rio.

________

Nota oficial

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, vem a público condenar veementemente a conduta de um grupo de policiais militares que agrediram a advogada Vanessa Lima nesta quinta-feira, dia 3 de junho, em incidente ocorrido no Largo do Machado, Zona Sul da capital fluminense.

Após se identificar como advogada e questionar uma prisão que considerou arbitrária durante uma confusão, ressaltando estar fazendo uso de suas prerrogativas profissionais, Vanessa recebeu voz de prisão, foi agredida fisicamente e conduzida de maneira violenta à delegacia. Além disso, a advogada teve a carteira da OAB arrancada de suas mãos, jogada ao chão e pisoteada.

Acionada, a Comissão de Prerrogativas da Seccional imediatamente prestou socorro à colega e enviou representantes à delegacia de polícia.

As agressões físicas, verbais e morais a uma advogada por parte de policiais demonstram não apenas o despreparo de profissionais, mas caracterizam um evidente desrespeito ao Estado democrático de Direito e à cidadania. Ao ignorar seus deveres perante a sociedade, o agente estatal atinge a própria entidade e coloca em risco toda a coletividade.

Um jornalista que presenciou e registrou em vídeo os abusos foi igualmente agredido e detido de forma violenta, em mais um flagrante desrespeito a princípios constitucionais.

A OABRJ reitera sua preocupação diante de fatos tão graves e cobrará do Governo do Estado que os responsáveis por tais condutas, inadmissíveis em um Estado democrático de Direito, sejam severamente punidos.

A Comissão de Prerrogativas da Seccional segue acompanhando o caso.

Rio de Janeiro, 3 de junho de 2021
Diretoria da OABRJ

_____

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Promotor parte pra cima de advogado de 84 anos durante sustentação; OAB desagrava

19/8/2019
Migalhas Quentes

Costela fraturada, mata-leão e detenção: advogada relata agressões de PMs ao visitar cliente

18/6/2019
Migalhas Quentes

Advogado é preso por invadir gabinete de fórum e agredir juiz

27/9/2018
Migalhas Quentes

Advogada é agredida por policial dentro de delegacia de TO

1/3/2016
Migalhas Quentes

OAB aprova moção de desagravo a advogado agredido no MA

9/9/2013

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024