Migalhas Quentes

Semelhança entre “Bigfral” e “Megafral” impede convivência de marcas de fraldas

A decisão é da 3ª turma do STJ.

23/3/2018

A 3ª turma do STJ, em processo analisado na última quinta-feira, 22, concluiu que há afinidade ideológica entre as marcas "Bigfral" e "Megafral", pois transmitem a ideia de “fralda grande”, o que pode gerar confusão ou associação indevida no consumidor.

Na origem do litígio foi apontada suposta ilegalidade do ato administrativo que concedeu o registro à marca Megafral, em razão de imitação ideológica de marca anteriormente registrada, a Bigfral.

A ministra Nancy Andrighi, que relatou o caso, apontou que a imitação ideológica ocorre quando uma marca reproduz a mesma ideia transmitida por outra, anteriormente registrada e inserida no mesmo segmento mercadológico, levando o público consumidor à confusão ou à associação indevida.

E para a tutela da marca, afirmou, basta apenas a possibilidade de confusão, não sendo necessária a prova de efetivo engano por parte de clientes ou consumidores específicos.

A análise das expressões revela a existência de identidade gráfica e sonora entre elas quanto ao afixo -FRAL, sendo certo que os demais termos que integram as marcas BIG- e MEGA- guardam correspondência ideológica direta, pois transmitem a ideia de algo grande.

Muito embora originárias da língua inglesa, ambos os termos possuem uso difundido e corrente no Brasil, tendo seus significados incorporados ao dia a dia dos consumidores de todas as faixas de renda.”

Para a relatora, ainda que a marca Bigfral possa ser considerada evocativa, tal fato não retira - ao contrário do que entendeu o Tribunal de origem - o direito de seu titular, detentor de registro anterior, de se opor ao uso não autorizado de marca que transmita ao consumidor a mesma ideia acerca do produto que designa.

A decisão da turma foi unânime.

Veja o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Energético com aparência semelhante ao de concorrente deve ser retirado do mercado

17/1/2018
Migalhas Quentes

JF anula registro de marcas que imitavam biscoito OREO

16/5/2016
Migalhas Quentes

Marca Figgo é anulada por ser semelhante a outra do mesmo ramo de negócio

11/4/2014
Migalhas Quentes

Marca semelhante a Cheetos tem registro anulado

20/3/2013

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Concurso da UFBA é anulado por amizade entre examinadora e candidata

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024