Migalhas Quentes

Blogueiro é condenado por ofensas a diretor da Fundação Casa

Conteúdo pejorativo infringiu os deveres geral de cuidado, pertinência e o de veracidade.

31/12/2017

A 3ª turma do STJ manteve decisão que condenou blogueiro a indenizar por danos morais um diretor da Fundação Casa, por publicar carta com conteúdo ofensivo que atingiu a honra e imagem do autor.

Consta nos autos que o post do blogueiro fazia uma série de acusações ao membro da fundação. Dentre elas constava o envolvimento no assassinato de magistrado; violação aos direitos dos internos na Fundação Casa; omissão perante a agressão de um adolescente; perseguição aos funcionários que se opunham à sua administração e a troca de favores com um vereador local.

Segundo o entendimento do colegiado, a carta publicada extrapolou os limites do direito de informação e da garantia à liberdade de expressão. Também foi ressaltada a ausência de respaldo probatório acerca da veracidade das informações.

"Confirma-se, portanto, que a condenação da recorrente se deu com base na constatação, pelas instâncias ordinárias, de que a matéria publicada no blog extrapolou os limites da liberdade de informar, baseando-se em fatos insubsistentes, bem como desprovidos do mínimo de interesse ou utilidade pública, preponderando o nítido propósito de difamar o recorrido."

A ministra Nancy Andrighi, relatora, ainda ponderou que mesmo o diretor sendo réu em um processo criminal, as acusações não têm nenhuma relação com as ofensas e imputações perpetradas pelo recorrente. De acordo com a relatora, "Por todo o exposto, resta comprovado o abuso de sua liberdade de informar e, assim, está configurada a presença de danos extrapatrimoniais suportados pelo recorrido".

Confira a íntegra do acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024