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Marketing Jurídico: estratégia eficaz para prospectar clientes na advocacia

Ele é considerado a alternativa ideal para construir e fortalecer a marca da banca no meio digital, sem ferir o código da OAB.

11/7/2017

Mesmo diante das restrições no uso de publicidade para divulgação dos serviços jurídicos impostas pelo Código de Ética e Disciplina dos advogados, muitos escritórios estão conseguindo alcançar resultados surpreendentes com o Marketing Jurídico. Ele é considerado a alternativa ideal para construir e fortalecer a marca da banca no meio digital, sem ferir o código da OAB.

Em um artigo publicado recentemente, João Ozório de Melo aponta que o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficientes do Marketing Jurídico para que escritórios de advocacia divulguem informações úteis e com uma linguagem acessível. Ele diz que é importante esquecer o “juridiquês” ao publicar artigos sobre questões jurídicas na web, principalmente se o objetivo for conquistar leitores e, consequentemente, novos clientes. Isso porque as pessoas buscam por informações ou soluções que podem resolver seus problemas ou atender suas necessidades diariamente na internet.

É muito provável que neste momento muitas pessoas estejam buscando informações para resolver seus problemas jurídicos. Isso quer dizer que se o seu escritório de advocacia tiver um bom posicionamento online há boas chances de ser encontrado por potenciais clientes. Nesse sentido, é importante que a banca estabeleça um plano de Marketing Jurídico e também domine os mecanismos de busca, principalmente o Google, para se posicionar entre os primeiros nos resultados. Confira como melhor posicionar o site do seu escritório de advocacia no Google.

Para os escritórios de advocacia que já adotam ações de Marketing Jurídico  e digital na estratégia de gestão, e para aqueles que têm interesse em investir nessa tendência, recomendamos o curso de Marketing de Conteúdo para advogados. Ele ajuda os profissionais a utilizarem técnicas de marketing digital para aquisição de clientes.

Marketing Jurídico como aliado na gestão do escritório de advocacia

Nos conteúdos publicados no blog do SAJ ADV, falamos sobre os benefícios que a tecnologia trouxe para atuação dos advogados. Assim como, os desafios proporcionados pela competitividade no setor, impulsionados pela queda das barreiras geográficas proporcionadas pela internet. Atualmente o concorrente do seu escritório de advocacia e seus possíveis clientes podem estar em outra cidade, estado ou país. Nesse contexto, o investimento em Marketing Jurídico se torna ainda mais necessário, tanto para atrair e prospectar clientes, como para fortalecer a marca do escritório no mercado.

Independentemente do tamanho da banca, o Marketing Jurídico pode ser um aliado na gestão do escritório se for feito estrategicamente. Afinal, além de contribuir para a prospecção de forma ética, a iniciativa ajuda no fortalecimento da marca. Em um mercado com mais de 1 milhão de advogados ativos no Brasil, é cada vez mais importante se diferenciar.

Ao produzir conteúdo relevante para os seus clientes, compartilhando informações, exclusivamente informativas para atrair e conquistar novos clientes, o escritório se torna autoridade em sua área de atuação, além de promover a marca do escritório aos atuais clientes e parceiros. Pelo fato da advocacia ser uma das profissões que mais depende da credibilidade para alcançar o sucesso almejado, o Marketing Jurídico também pode ser considerado uma boa estratégia para reafirmar a autoridade do seu negócio em determinadas áreas do Direito.

Dessa forma, adotar estratégias de Marketing Jurídico e ainda contar com um software para advogados capaz de fazer o registro e o acompanhamento de atendimentos e processos, gestão de tarefas e compromissos, pode gerar maior vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

Marketing Jurídico: estratégia adotada por escritórios de advocacia resulta na ampliação de clientes

O escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados, com sede em Florianópolis (SC), compartilhou algumas dicas para prospectar novos clientes. O advogado Marcus Vinícius Borges, destacou a importância disso para quem tem menos tempo de atuação não se sentir intimidado, competindo de igual para igual.

Essa tática pode ser aplicada a partir da adoção do Marketing Jurídico na estratégia no negócio. O escritório Koetz Advocacia, com sede em Tramandaí (RS) e em Florianópolis, é um exemplo de sucesso ao implementar o Marketing Jurídico na gestão do escritório de advocacia. Atuando desde 2008 com causas previdenciárias, a equipe viu surgir a oportunidade de ampliar a atuação para outros estados e países, conquistando novos clientes por meio do Marketing Jurídico Digital.

Segundo o sócio do escritório, Eduardo Koetz, foi possível quadruplicar a quantidade de clientes e processos ativos em apenas um ano com a inclusão de estratégias de Marketing Jurídico. Ele explica ainda que a iniciativa, contribuiu para que eles conseguissem estender a atuação do escritório para o mercado internacional.

Apostando em um blog na estratégia de Marketing Jurídico para o escritório de advocacia

Foi em 2011 que o escritório Koetz Advocacia criou seu site, mas apenas em 2012 começou a investir de fato em Marketing Jurídico para captar clientes pela internet. Apesar do baixo investimento em Marketing Digital, rapidamente o escritório conseguiu conquistar clientes de outras regiões.

O resultado foi alcançado pelo fato do escritório ter apostado na estratégia do Marketing Jurídico com foco no Direito Previdenciário, investindo na produção de conteúdo jurídico informativo. Os conteúdos passaram a ser disponibilizados quase que diariamente no blog que fica dentro do site da empresa. O número de visitas ao site do escritório aumentou significativamente. Em menos de um ano, houve um aumento de 2014%. Outra estratégia adotada que gerou bons resultados, foi a criação de conteúdos segmentados para atingir públicos específicos.

Diante das inúmeras possibilidades que o Marketing Jurídico oferece, não deixe de começar a implementar a estratégia agora mesmo na gestão do seu escritório.

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