Examinando os conceitos que compõe e marcam o relevante princípio da cooperação, tendo por base analítica a lealdade, a boa-fé, o contraditório e o devido processo legal, diante das mais diversas temáticas de elevado relevo do novo CPC, com atualizações da lei 13.256/16.
Reúne 13 juristas de cinco diferentes estados, que abordam as seguintes temáticas: princípio do respeito ao autorregramento da vontade no Processo Civil; reclamação constitucional fundada em precedentes obrigatórios; procedimentos simplificados e flexibilizados; processo eletrônico; impenhorabilidade de bens; processo como 'comunidade de trabalho' e o princípio da cooperação; prova pericial; Defensoria Pública; constitucionalização do processo no Estado Democrático de Direito; e tutela específica.
Sobre os coordenadores :
Antônio Pereira Gaio Júnior possui pós-doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra, em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor e mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade Gama Filho.
Alexandre Freitas Câmara é doutorando em Direito Processual pela PUC/MG. Professor emérito de Direito Processual Civil da EMERJ.
_________
Ganhador :
Alexandre Meireles Bolzam, de Rio das Pedras/SP
____________