Por meio do aplicativo, usuários do sistema público de saúde ou da rede pública de ensino, por exemplo, poderão encaminhar reclamações, fotos e vídeos sobre as condições do serviço oferecido. Todos os dados serão georreferenciados, o que permitirá ao TCE/SP saber a data, a hora e o local exato de onde foi enviada a informação.
"Esse aplicativo ajuda a concretizar uma das principais linhas estratégicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que é buscar uma maior aproximação com a sociedade civil e incentivar o cidadão a ser um fiscal do dinheiro público em seu cotidiano", afirmou o presidente do TCE/SP, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho.
As informações recebidas através da ferramenta serão enviadas diretamente ao sistema de inteligência artificial da instituição para análise e cruzamento, podendo subsidiar as ações de fiscalização ordinárias e extraordinárias.
O Fiscalize com o TCE/SP foi concebido pela equipe de informática do próprio Tribunal e está disponível gratuitamente na loja Google Play para aparelhos que utilizam o sistema Android. Celulares que utilizam iOS poderão baixá-lo a partir de agosto na Apple Store.