Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Revisão Aduaneira e Segurança Jurídica"

A adequação da Aduana brasileira às demandas contemporâneas é um tema que desperta interesse em todos os operadores de comércio exterior e nos profissionais do direito ligados à matéria.

25/2/2016

A obra "Revisão Aduaneira e Segurança Jurídica" (Intelecto Editora – 262p.), de Rodrigo Mineiro Fernandes, investiga os procedimentos revisionais aduaneiros à luz da segurança jurídica, a partir da interpretação do sistema aduaneiro, com considerações doutrinárias e análise jurisprudencial.

A adoção de modernas técnicas de fiscalização e controle, como a gestão de risco, uso de ferramentas tecnológicas, intercâmbio de informações e, principalmente, de auditorias a posteriori, já são uma realidade em nosso sistema aduaneiro, e tendem a ter maior destaque com as medidas aprovadas no Acordo sobre Facilitação de Comércio da Organização Mundial de Comércio.

Neste cenário do século XXI, os procedimentos revisionais aduaneiros são extremamente relevantes, por representarem uma mudança de paradigma na fiscalização das operações de comércio exterior. Passamos daquele modelo histórico de verificação da operação no ato do desembaraço aduaneiro, para um modelo de gestão de risco e verificações posteriores da operação, de forma a minimizar o tempo do trâmite aduaneiro na entrada e saída do país, sem perder o necessário controle das operações.

Ocorre que dentro do Estado Democrático de Direito, destaca-se o princípio da segurança jurídica. Considerado como um princípio-garantia de proteção dos direitos fundamentais de todos os cidadãos, a segurança jurídica deve ser aplicada de forma conjunta com a legalidade e a igualdade, conjugando os objetivos constitucionais de liberdade e solidariedade, na busca pela Justiça.

Pretende-se, com o trabalho apresentado, ressaltar as especificidades da matéria aduaneira, suas interseções e diferenças com o Direito Econômico e o Direito Tributário, de forma a avaliar o instituto da Revisão Aduaneira, sua diferenciação da revisão do lançamento tributário nas operações aduaneiras, e sua adequação à segurança jurídica e proteção da confiança.

Sobre o autor :

Rodrigo Mineiro Fernandes é mestre em Direito Público pela PUC/Minas. Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Graduado em Economia pela PUC/Minas. Professor de cursos de pós-graduação em Direito Tributário e instrutor de cursos de atualização na área aduaneira. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

__________

Ganhador :

Alexandre Bedin Neto, de Jundiaí/SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024