Roberto Busato diz que obra de Miguel Reale ainda ensinará muitos estudantes brasileiros
Segue a nota do presidente nacional da OAB:
"O advogado, professor, escritor e jurisconsulto Miguel Reale entra para a História do Direito brasileiro como um de seus luminares. Honrou e marcou a advocacia brasileira como bem poucos, tornando-se referência de saber jurídico e de conduta moral, ao longo de mais de sete décadas de intensa atuação profissional.
Com sua cultura enciclopédica, sempre a serviço do bem comum, credenciou-se ao respeito e à admiração de seus contemporâneos. Cultor refinado do idioma, era presença destacada na Academia Brasileira de Letras, em que figurava como um de seus mais prolíficos membros. Sua produção livresca conta-se às dezenas e abrange os mais variados campos do saber – da poesia à filosofia, da ensaística política à exegese jurídica.
Autor da monumental "Teoria Tridimensional do Direito", mundialmente conhecida, fazia parte de uma seleta e restrita confraria de filósofos e pensadores da Ciência Jurídica.
Por tudo isso, foi – e continuará sempre sendo – o mestre de todos nós. A OAB, a advocacia e a cultura brasileiras choram a inestimável perda do cidadão Miguel Reale.
Fonte: OAB
_______________
Miguel Reale
(6/11/1910 - 14/4/2006)
Festejado criador da "Teoria Tridimensional do Direito", Reale era catedrático de Filosofia do Direito das Arcadas (1941), foi fundador do Instituto Brasileiro de Filosofia (1949), foi Reitor da Universidade de São Paulo (1949 e 1969-1973), como imortal da Academia Brasileira de Letras (1975) era o quarto ocupante da cadeira de nº 14, autor de dezenas e respeitadas obras jurídicas traduzidas para vários idiomas, doutor honoris causa de muitas universidades do Brasil e do mundo, conductore do vigente Código Civil Brasileiro, e, por fim, mas não com menos brilho, inspirado Poeta.
_____________
Miguel Reale, por Celso Lafer
Sucessor do mestre na Cátedra de Filosofia do Direito nas Arcadas, Celso Lafer fala do lente Miguel Reale. Clique aqui
_____________