Migalhas Quentes

Ministro Ives Gandra é eleito presidente do TST para o próximo biênio

O vice-presidente será o ministro Emmanoel Pereira, e estará à frente da Corregedoria-Geral o ministro Renato de Lacerda Paiva.

10/12/2015

O TST elegeu nesta quarta-feira, 9, o ministro Ives Gandra Martins Filho, atual vice-presidente, para presidir a Corte no biênio 2016/2018. O ministro foi eleito por unanimidade em sessão extraordinária do Tribunal Pleno.

O vice-presidente será o ministro Emmanoel Pereira, e estará à frente da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho o ministro Renato de Lacerda Paiva. A posse será no dia 25 de fevereiro de 2016.

Em nome da direção eleita, o ministro agradeceu a confiança depositada pelo Tribunal nos três futuros dirigentes. "Esperamos não decepcionar nenhum dos colegas", afirmou.

Levenhagen ressaltou a unanimidade na eleição. "A instituição sai fortalecida por essa unidade, em que não há disputa por cargos", destacou. "Isso favorece o trabalho do TST, que é hercúleo".

Currículo

Ives Gandra Martins da Silva Filho é ministro do TST desde 1999, em vaga destinada aos membros do MPT. Nascido em SP em 9/5/59, formou-se em Direito pelas Arcadas, turma de 1981, e tem mestrado pela UnB e doutorado pela UFRS. Foi corregedor-Geral da JT na gestão 2013-2014 e é o atual vice-presidente do TST.

É ainda membro nato do CSJT e membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia Paulista de Magistrados. Foi ainda o primeiro diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Antes de ser nomeado para o TST, Ives Gandra Filho advogou em causas cíveis e trabalhistas, foi analista judiciário do TST, aprovado em concurso público, assessor do ministro Coqueijo Costa, subprocurador-Geral do Trabalho e assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, além de ter lecionado no curso de graduação em direito da UnB e no curso de pós-graduação do CEUB.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

STJ: Pensionista de militar não tem direito adquirido à saúde

27/3/2025

1ª turma do STF recebe denúncia e Bolsonaro e aliados se tornam réus

26/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

CNJ vê intimidação de juiz a advogadas em audiência; caso vai a TAC

26/3/2025

Artigos Mais Lidos

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

O consignado privado e a nova responsabilidade das instituições financeiras

26/3/2025

Crime da 113 Sul: Quando a investigação virou arma da acusação

26/3/2025

Quando Djokovic encontra concorrência: Tênis e antitruste

27/3/2025

Reflexões sobre a responsabilidade civil do Estado no desastre natural em Porto Alegre

26/3/2025