Abril de 1990. Em meio ao turbulento início do governo Collor e seu radical pacote de medidas econômicas, dois colegas de trabalho com espírito empreendedor e imbuídos de um sonho davam asas a corajoso projeto profissional : constituir um escritório de advocacia moderno, promissor e com um estilo peculiar de trabalho. Esses eram Fernando Gaia e Severino Silva.
A par da experiência em firmas de auditoria-consultoria ambos conheciam contabilidade e gestão empresarial. Isso permitia (e permite até hoje) melhor entendimento das questões tributárias e societárias levantadas pelos clientes, frequentemente representados por executivos, empresários, diretores financeiros e controllers em geral.
Entre 23 de abril e 3 de setembro de 1990 nasceu o Gaia Silva Gaede & Associados. No primeiro semestre Fernando Gaia constituiu a banca em SP. Passada metade do conturbado ano, Severino Silva abriu a unidade do RJ. Esse intrigante 'gap' é motivo de jocosa contenda entre os sócios até hoje, que juntos, tem duas felizes datas a comemorar.
As lições adquiridas nos bancos da velha e sempre nova academia de Direito da Universidade de São Paulo se juntaram à experiência prática conquistada na auditoria-consultoria Roberto Dreyfuss & Cia, não só nas áreas fiscal e societária, como também no atendimento. Desde o início o atendimento e o comprometimento ético com o cliente resultam na fórmula de sucesso do escritório. Afinal falar em atendimento personalizado hoje, no meio jurídico, é comum. Mas há 25 anos, tratar o cliente de forma dirigida e atender suas reais necessidades, muito mais como parceiro do que como um prestador de serviço, foi algo realmente arrojado.
Não à toa, Gaia Silva Gaede & Associados é reconhecido como um dos melhores escritórios do Brasil na área Tributária e Societária. O segredo para o sucesso é a realização de um trabalho sério, ético e, principalmente, em time. "Mais do que a abelha, o que se destaca é a colmeia. Apesar dos talentos individuais, todos trabalham pelo grupo", explica Gaia.
Presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, por muito tempo cada unidade representou um sobrenome dentro da sociedade : Gaia para São Paulo, Silva para o RJ e Gaede para Curitiba, com o sócio Henrique Gaede.
Pensando em dar longevidade ao Gaia Silva Gaede & Associados, mais da metade dos sócios foram formados dentro do escritório. Entre os princípios doutrinadores que
"Essa formação é fundamental, pois ensinamos aos mais novos como adaptar e aprimorar as exigências dos tempos modernos, mantendo a filosofia de competência e ética aplicada durante esses 25 anos", finaliza o sócio Severino Silva.
Um patrimônio histórico
E a preocupação social vai além da fachada. Comprometido com o desenvolvimento do país, o escritório apoia financeiramente projetos de educação e outras obras. Em Curitiba construiu e mobilhou uma Casa Lar para atender um casal de pais sociais e 10 crianças necessitadas da comunidade de São José dos Pinhais. Em SP, contribui com a Sociedade Sal da Terra e no RJ participa financeiramente das atividades de dez instituições beneficentes locais, provendo recursos para cuidar de crianças carentes e/ou deficientes.
________________