Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Samba no Pé e Direito na Cabeça"

A obra traz como desafio a popularização do Direito através do samba.

18/2/2015

Para que os migalheiros possam aproveitar a grande folia de carnaval sem deixar de refletir sobre o Direito nos tempos atuais, venha sambar com os artigos jurídicos disponíveis na obra "Samba no Pé e Direito na Cabeça" (Saraiva – 204p.), organizada por Carmela Grüne.

A obra propõe uma reflexão sobre o Direito nos tempos atuais, levando em consideração a recorrente judicialização de conflitos e a necessidade do Direito se fazer presente no lugar comum.

Por meio da interpretação de canções, são analisados temas do ensino jurídico, Direito do meio ambiente, Direitos indígenas e Direito das famílias. Como exemplo dessas análises, pode-se citar o artigo da autora, que usa o samba "Maria da Penha" para abordar a violência doméstica ou outros que discutem as relações de trabalho e a concentração de renda.

O trabalho da obra foi feito para que usasse o samba como instrumento para quebrar a distância entre o universo jurídico e o cotidiano da população com o objetivo de popularizar a educação jurídica, através de temas de combate à corrupção, criminalidade, homoafetividade, o Direito à cidade, Direito do trabalho, formação de juízes, cidadania, entre outros.

A obra traz como desafio a popularização do Direito pelo samba, para que as pessoas reflitam sobre seu modo de viver em comunidade e construam laços sociais na busca do bem comum. Exalta, portanto, uma das manifestações mais importantes da cultura popular brasileira como caminho de reconhecimento, via de linguagem e plataforma de expressão da cidadania.

Trata-se do desejo da autora de correr mundo afora apresentando novas possibilidades de apreender o conhecimento jurídico pela alegria contagiante que o carnaval proporciona. O sentido de sentir o Direito, decodificado através do samba e diante à folia de carnaval.

Sobre a coordenadora :

Carmela Grüne é jornalista, radialista e advogada. Diretora-presidente do jornal Estado de Direito. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.


 

__________

Ganhador :

Waldemir de Siqueira Leite Filho, de Recife/PE

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

TJ/PA reverte exoneração "por produtividade" de servidora grávida

1/11/2024

Comissão da Câmara aprova piso salarial para advogados privados

2/11/2024

TJ/PB mantém condenação de advogado por estelionato contra idosa

1/11/2024

Artigos Mais Lidos

Marcas não tradicionais na F1: Criando uma identidade além da corrida

1/11/2024

Assinaturas eletrônicas e contratos bancários: Visão pericial para proteção jurídica

1/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024