Migalhas Quentes

Contestada resolução que concedeu auxílio-moradia aos membros do MP

União alega que concessão do benefício representaria danos aos cofres públicos.

8/2/2015

A União impetrou mandado de segurança com pedido liminar, no STF, contra a resolução 117/14 do CNMP, que regulamenta a ajuda de custo para moradia aos membros do Ministério Público. Pela norma, esses profissionais têm direito a auxílio-moradia de R$ 4,3 mil, com efeitos retroativos a setembro de 2014.

A resolução foi editada após liminar concedida pelo ministro Fux que reconheceu a todos os membros do Poder Judiciário o direito de receber o auxílio-moradia, como parcela de caráter indenizatório.

Segundo a União, a concessão do benefício representa danos aos cofres públicos e viola seu direito líquido e certo ao determinar o pagamento sem respaldo legal. Conforme ofício do procurador-Geral da República, seria necessário um crédito de R$ 29 milhões para o pagamento dos benefício.

Argumenta ainda que a norma é ilegal por ser fundamentada em decisão que ainda cabe recurso e em processo do qual não fez parte e que trata exclusivamente o pagamento da ajuda de custo à magistratura. Sustenta que a simetria entre a magistratura e o Ministério Público, prevista na Constituição Federal, não pode ser aplicada para fundamentar a concessão da ajuda de custo.

"No caso em tela, além de buscar fundamento de validade em processos de que não fez parte, o Conselho Nacional do Ministério Público editou ato administrativo, com base em decisão judicial precária, proferida em sede de cognição sumária."

Por fim, afirma que, da forma que foi instaurado pelo CNMP, o benefício perde sua finalidade indenizatória e passa a ser considerado aumento nos vencimentos, o que é proibido pelo Estatuto do Servidor Público (lei 8.112/90).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNMP regulamenta concessão de auxílio-moradia a membros do MP

8/10/2014
Migalhas Quentes

AGU questiona decisão de Fux sobre auxílio-moradia de juízes

6/10/2014
Migalhas Quentes

Ministro Fux estende pagamento de auxílio-moradia a todos os juízes

26/9/2014
Migalhas Quentes

Fux determina pagamento de auxílio-moradia a juízes federais

17/9/2014
Migalhas Quentes

Janot regulamenta concessão de auxílio-moradia a membros do MPU

25/9/2013

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

STJ: Pensionista de militar não tem direito adquirido à saúde

27/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

"Repulsa de política", diz mulher que pichou "perdeu, mané" de batom

27/3/2025

RaiaDrogasil indenizará mulher mordida por gerente e chamada de "Neymar"

27/3/2025

Artigos Mais Lidos

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

Quando Djokovic encontra concorrência: Tênis e antitruste

27/3/2025

A epopeia da advocacia para alcançar a gratuidade nas custas judiciais e a resistência do Judiciário

27/3/2025

Tobias Barreto e a folha dobrada

27/3/2025

O papel de notários e registradores no sistema brasileiro de precedentes

27/3/2025