Sorteio de Obra
Migalhas sorteou dois exemplares do livro "Agravo contra as Decisões de Primeiro Grau – De acordo com a Lei 11.187/2005" (editora Método 128 p.), escrito e gentilmente oferecido por Gilberto Gomes Bruschi e Antonio Notariano Jr. Confira os ganhadores abaixo.
As reformas da Lei 11.187/2005 integram um esforço já desta segunda "fase": a primeira onda de reformas fez que o número de decisões interlocutórias – e agravos de instrumento – se ampliasse significativamente. Cuida-se, agora, de reduzir a quantidade desses recursos e vedar expressamente o uso de agravos "internos" contra algumas decisões monocráticas proferidas no âmbito dos Tribunais. Certamente, a leitura da norma não revela que o legislador agiu com o desiderato de aprimorar a qualidade da tutela jurisdicional.
O trabalho dos processualistas Gilberto Gomes Bruschi e Antonio Notariano Jr. não cai nesta armadilha fácil, e tem o mérito de observar que, muitas vezes, as reformas podem conduzir a resultado negativo indesejado, até prejudicial à qualidade da tutela jurisdicional, se preocupadas apenas com a quantidade de trabalho da máquina judiciária.
José Miguel Garcia Medina
_____________________________
-
Ricardo Faria Rabelo, da Procuradoria da República/ES, de Vitória/ES
-
Brigida Bueno Maiolini Porto, da Copasa, de Belo Horizonte/MG