Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil e Nanotecnologias"

O livro "Responsabilidade Civil e Nanotecnologias" parte do estudo das nanotecnologias, como um cenário novo e aberto no Direito brasileiro.

22/8/2014

O livro "Responsabilidade Civil e Nanotecnologias" (Atlas – 157p.), de Isabel Cristina Porto Borges, Taís Ferraz Gomes e Wilson Engelmann, parte do estudo das nanotecnologias, como um cenário novo e aberto no Direito brasileiro.

A nanotecnologia e uma tecnologia que opera numa escala nanométrica utilizada em diversos setores, como vestuário, alimentos, medicamentos, cosméticos, automotivo, aeroespacial, agricultura, entre outros, sem que se saiba as suas consequências danosas.

A partir dai, analisa o dever de informação oriundo da boa-fé objetiva, bem como a importância da teoria objetiva, ambos como critérios norteadores do dever de indenizar. Isso somente se torna possível mediante a observância contínua dos princípios e regras propugnados pela Constituição Federal, principalmente o principio da dignidade da pessoa humana, em busca de uma solidariedade em sociedade, o que denota, inclusive, a aproximação das esferas pública e privada.

Por fim, o texto demonstra a necessidade de uma releitura do Sistema de Responsabilidade Civil com a flexibilização do nexo causal e a desnecessidade do dano ao ato ilícito. Propõe uma responsabilidade para o futuro, exigência da prudência, da prevenção e da precaução que deve recair sobre uma sociedade consciente e preocupada com o futuro, e não propugnar pela estagnação do desenvolvimento tecnológico. O desafio da obra esta em estabelecer critérios seguros e responsáveis às nanotecnologias, consentâneos a tutela da pessoa humana.

Sobre o autores :

Isabel Cristina Porto Borges é mestre em Direito pela Unisinos. Advogada. Professora de Direito Civil e Responsabilidade Civil na Unisinos. Professora na Escola da AJURIS. Professora convidada nas especializações da UFRGS e da PUC/RS.

Taís Ferraz Gomes é especialista em Direito Civil pela UFRGS. Mestre em Direito na Unisinos. Advogada. Professora de Direito Civil na Unisinos.

Wilson Engelmann é doutor e mestre em Direito Público pela Unisinos. Advogado. Professor do doutorado, mestrado, especialização e graduação na Unisinos. Líder do Grupo de Pesquisa Jusnano (CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

__________

Ganhador :

João Orlando Calado Velozo, do TRF da 5ª região, de Recife/PE

 

__________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Locatária indenizará por morte de cavalos após soltar fogos de artifícios

2/1/2025

Lula edita decreto e define novas regras para clubes de tiro e registro de armas

2/1/2025

Nego do Borel indenizará em R$ 146 mil por não cantar em festa de 15

2/1/2025

CMN regulamenta uso de imóvel como garantia em múltiplos financiamentos

2/1/2025

Juiz invalida prints de WhatsApp como prova por falta de autenticidade

3/1/2025

Artigos Mais Lidos

Após decisão do STJ, saiba como fica o ressarcimento dos juros de obra por parte da CEF

2/1/2025

Embargos de declaração: O erro da falta de indicação de vício

3/1/2025

Tim Maia: Marca e Direito de Autor

2/1/2025

Alterações no BPC: um alerta para a necessidade de equilíbrio entre eficiência administrativa e proteção social

2/1/2025

Como minimizar os custos de arrecadação do IBS

2/1/2025